Geral

Aumento de Vereadores é aprovado em primeiro turno em Osório (veja quem votou a favor e contra)

O projeto de lei que aumenta o número de Vereadores em Osório foi aprovado nesta segunda-feira (26). Em primeiro turno, os edis aprovaram por seis votos favoráveis e três contrários, o número de nove para 13 legisladores em Osório.

Os Vereadores favoráveis ao aumento foram: Ivan Borba (PDT), Leoni Martins (PP), José Dias (PMDB), Valério dos Anjos (PDT), Sérgio Kinzel (PMDB) e Luiz Ramos (PDT).

Os Edis contrários ao aumento foram: Júlio Ramos (PMDB), Belinha (PDT) e Denílson da Silva (PT).

Para consolidar o aumento, o projeto precisa passar por mais uma votação no dia seis de Outubro e serão necessários novamente, no mínimo seis votos favoráveis dos nove para que a partir da próxima legislatura Osório passe a contar com 13 Vereadores.

O plenário da Câmara de Vereadores, Francisco Maineri, estava com um público em torno de 50 pessoas para assistir a votação, diferente do que se imaginava a casa legislativa não estava lotada, pois a comunidade realizou uma forte mobilização para que fosse feita pressão nos Vereadores, mas, isso não ocorreu na sessão.

Marcos Oliveira, um dos apoiadores de uma campanha contra o aumento de edis na cidade, se mostrou indignado com o resultado. Ele espera que a população pressione os edis que votaram a favor, indo a seus gabinetes, ligando, incomodando para que mudem seus votos.

Oliveira afirmou que espera que os Vereadores votem, em segundo turno, em horário normal das sessões para que a população possa assistir e não em horário comercial.

Aumento de Vereadores é aprovado em primeiro turno em Osório (veja quem votou a favor e contra)

Bastidores da votação

Antes do início da sessão, os Vereadores estavam em intensa movimentação articulando seus votos. Nenhum dos Vereadores, exceto o presidente Denílson da Silva, escondeu seu voto antes da sessão começar.

Conversavam entre sí e com as pessoas presentes argumentavam o motivo que os levava a votar de tal forma.

O presidente Denílson preferiu não se manifestar e somente na hora da votação explicou sua posição contrária ao aumento.

Logo após o termino da sessão, os três edis contrários ao projeto afirmaram que existe uma possibilidade de reverter este resultado, pois isto vai depender da repercussão que a aprovação terá nos próximos dez dias.

Assista ao vídeo na hora da votação

Comentários

Comentários