Geral

B. Pinhal avança na implantação do distrito industrial

A Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pesca de Balneário Pinhal tem como uma de suas prioridades, atualmente, a implantação do distrito industrial, no Túnel Verde.

Responsável pela interlocução com órgãos governamentais e reguladores, e atuando em parceria com as secretarias de Planejamento e também de Meio Ambiente, a equipe inicia agora uma nova etapa, que é o desenvolvimento do Planejamento Estratégico para definição do perfil de empreendimentos que o município deseja atrair.

Os principais argumentos que contam a favor de Balneário Pinhal para atração de empresas de fora e fomento do empreendedorismo local é a localização estratégia, com facilidade de logística tanto para a Região Metropolitana como litoral norte, e a abundância de mão de obra, que está sendo preparada para novas oportunidades através de cursos de capacitação e qualificação profissional.

A perspectiva é de implantar o distrito industrial em duas etapas, proporcionando nos 18 primeiros meses de operação 200 novos empregos, número que é ampliado para 300 até o final dos primeiros dois anos de operação. O distrito contará ainda com quatro lotes institucionais, dedicados para a realização de cursos de aperfeiçoamento e também projetos de pesquisa e desenvolvimento.

A receptividade ao distrito industrial de Balneário Pinhal já foi testada junto ao segmento corporativo e atualmente existem cinco protocolos de intenção assinados, para instalação de empresas no local. A empresa de calçados Túnel Verde, originária do município de Rolante, já está operando no município e pretende ainda no primeiro semestre de 2012 ampliar de 37 para 80 o número de funcionários.

Em consonância com as exigências legais, o distrito industrial terá pequeno e médio impactos ambientais. Cada lote terá mais de dois mil metros quadrados, sendo 9 de recuo na área frontal e 4 nos fundos. As áreas comuns contarão com ciclovia e área para passeio. As definições também seguem regras estabelecidas no Plano Municipal e o Sistema de Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Urbano do Balneário Pinhal, instituído pela Lei Municipal 597, de 27 de junho de 2006, segundo o Relatório Técnico de Avaliação de uma Gleba para uso como Área Industrial, desenvolvido já em 2009, pela então Sedai – Secretaria de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Governo do RS.

Segundo o relatório da Sedai, a proposta do loteamento industrial Túnel Verde foi bem concebido, tendo uma configuração espacial que reflete um ordenamento sólido, sem pontos de conflito, dentro de uma simplicidade funcional bastante otimizada, com uma configuração que permitirá uma ocupação ordenada, dentro de uma relação de custo-benefício bastante equilibrada.

Comentários

Comentários