Vida & Saúde

B. Pinhal: confeccionistas produzem sacolas ecológicas

A resposta sobre como unir trabalho, geração de renda e preservação do meio ambiente está sendo oferecida pelo Núcleo de Confeccionistas do município de Balneário Pinhal.

O grupo, composto por 40 empreendedoras, foi criado em junho deste ano e fechou uma parceria com a RKR Sports, rede de sete lojas de confecções distribuídas pela Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Taquari e Litoral Norte, para a produção de três mil sacolas ecológicas produzidas com material reciclado.

O núcleo originou-se a partir do trabalho do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) junto ao Projeto Pólo de Comércio de Bens e Serviços, por meio do Programa Empreender. A ação, desenvolvida pelo Sebrae/RS, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropastoril e a Prefeitura Municipal, orienta e sensibiliza empresas de uma mesma região e de um mesmo setor, com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda, o associativismo e o aprimoramento gerencial.

As sacolas serão confeccionadas a partir de retalhos de tecidos disponibilizados pela própria RKR. A idéia da empresa é distribuir as sacolas em comemoração ao aniversário da empresa, em setembro, para os clientes que realizarem compras na rede de lojas. Esse é o primeiro pedido feito ao grupo que resultará em um produto com conceito de preservação do meio ambiente. Além disso, o Núcleo de Confeccionistas de Balneário Pinhal também está engajado em outras iniciativas. Uma delas é a confecção de moletons e abrigos para doação à população por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Dentro do programa de aprimoramento técnico, o grupo realizou, em julho, o curso “Juntos Somos Fortes”, no qual foram trabalhados temas como associativismo e cooperativismo. “Estamos trabalhando intensamente. O Posto de Saúde 24 horas da cidade estará recebendo lençóis e fronhas, e o Departamento Municipal de Desporto receberá coletes personalizados”, relata a integrante e instrutora do núcleo, Ivone Faveri. As confeccionistas, conforme Ivone, também iniciaram a produção de roupas infantis, que devem começar a ser comercializadas no próximo mês nas lojas da RKR.

No início dos trabalhos do grupo, uma ampla campanha foi realizada junto à comunidade para a estruturação do atelier de costura. O núcleo possui um atelier no distrito de Pinhal Sul, onde se reúne e desenvolve suas atividades. De acordo com o facilitador do Empreender no município, Wilson Augusto Melo da Fonseca, a resposta foi expressiva, já que hoje as empreendedoras integradas à atividade contam com infra-estrutura para as aulas teóricas e práticas. “Foram arrecadadas, junto à comunidade, 20 máquinas de costura, industriais e domésticas, que foram cedidas ou doadas para treinamento e capacitação”, afirma.

A técnica do Sebrae Litoral e gestora do Projeto Pólo de Comércio de Bens e Serviços, Camila Ferraz, destaca a disponibilidade e a motivação das confeccionistas de Balneário Pinhal. “As empreendedoras se dividiram em dois grupos, conforme o nível de conhecimento: um para nível básico e outro intermediário na execução da costura”. Ambos contam com orientação e instrução especializada. “Cada grupo tem dois encontros semanais para realizar a qualificação dos seus trabalhos a fim de conseguir uma melhor inserção no mercado”, informa a técnica. Atualmente, conforme Camila, as empreendedoras têm outro objetivo não menos importante: a criação de uma cooperativa.

Comentários

Comentários