SAP assina contrato de saneamento com Estado
O secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, recebeu na manhã desta quarta-feira (15) seis prefeitos que foram assinar convênios e contratos de programa com o Estado e a Corsan. Os prefeitos de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, e de Porto Xavier, Vilmar Kaiser assinaram com o diretor-presidente da Corsan, Mário Freitas, contratos de programa de serviço nos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos sanitários.
Estes contratos de programa substituem os antigos contratos de concessão, sendo que sua formatação jurídica foi elaborada por uma comissão composta por representantes da Corsan, Famurs, Agergs, sob interveniência do Ministério Público e está adaptada à nova Lei do Saneamento.
A seguir, os prefeitos de Encantado, Agostinho José Orsolin, de São Nicolau, Antonio Joceli Cardoso da Silva, Esmeralda, Antônio Carlos Silva Alves, e de Viadutos, Eduardo Nichetti, assinaram contratos de cooperação com a Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, que é o primeiro passo para a assinatura de contratos de programa com a Corsan.
Para o secretário Marco Alba, a assinatura dos contratos demonstra a responsabilidade dos prefeitos em promoverem o saneamento básico em suas cidades “desconsiderando propostas perfeitas, mas levando em conta aquelas possíveis dentro do mundo real”.
Já o diretor-presidente da Corsan, Mário Freitas, citou a determinação da governadora Yeda Crusius em investir em esgotos sanitários e a orientação do secretário Marco Alba em promover uma maior aproximação com as localidades conveniadas, com a criação na Corsan do Gabinete de Relações com os Municípios. O prefeito Daiçon Maciel da Silva, falando em nome dos prefeitos, ressaltou “conhecemos a Corsan e seu trabalho, por isso não vamos fazer aventuras nessa área”, lembrando a importância da água tratada na saúde pública.