Vida & Saúde

B. Pinhal desenvolve projeto de orientação sexual nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Balneário Pinhal está desenvolvendo o projeto “Orientação Sexual na Escola”. Com a atuação de uma equipe multidisciplinar, os orientadores, supervisores e professores são envolvidos no programa que tem por objetivo criar condições para diálogos sobre a temática com as crianças e pais, oportunizando desse modo ações preventivas à gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o psicólogo Osmar Alexandre Schwartz, coordenador da equipe multidisciplinar, o projeto já conta com um cd com musicas referente ao assunto em estilos diversos, como samba, rap e pagode, que serão colocados nos intervalos das aulas para os jovens ouvirem. Conta também com uma série de cartazes que serão fixados nos espaços de aprendizagem conforme o projeto se desenvolva. “Durante o ano também serão realizados pelos professores da rede, conforme as matérias afins, debates, desenhos, pesquisas, palestras, teatros, visitações, filmes, e exposições de trabalhos em feiras de ciências”, afirma.

Segundo Alexandre, vale lembrar que a orientação sexual é um dos temas transversais previstos nos parâmetros curriculares nacionais – PCN, e o constrangimento dos pais em tratar do assunto em casa aumenta a falta de informação dos jovens e torna a escola o principal espaço de educação sexual.

O psicólogo esclarece que na rede municipal de ensino do Balneário Pinhal, há alguns anos já se vem desenvolvendo o projeto de orientação sexual no ensino fundamental para crianças que estavam entrando na puberdade. Porém com o visível amadurecimento precoce das crianças conciliado aos estímulos da mídia em relação à sexualidade que aumentam diariamente, como propagandas, novelas, outdoor, revistas, músicas, referenciais masculinos e femininos como modelos e cantores, houve a necessidade de incluir a educação sexual também para o pré-adolescente.

O projeto ainda deve contar com parcerias como a Secretaria de saúde do município e outras repartições afins.

Comentários

Comentários