B. Pinhal: núcleo de confeccionistas mobilizado
O núcleo de confeccionistas de Balneário Pinhal, integrado ao Sebrae e à Administração Municipal no projeto de capacitação e qualificação de mão-de-obra para geração de emprego e renda, está avançando a passos largos em suas atividades.
Uma das últimas iniciativas foi a estruturação de uma comissão, no grupo, para a tomada de decisões relativas por exemplo a compra, venda, parcerias e outros. Segundo Wilson Augusto Mello da Fonseca, coordenador das atividades em Balneário Pinhal, um outro passo importante é a formalização dos trabalhos, como cooperativa. “As tratativas iniciaram no ano passado, depois que o grupo participou do curso Legalizando nosso empreendimento coletivo, ministrado por Mauro Zamperetti e Ana del Carmen”.
Outra iniciativa do grupo é a melhoria das instalações elétricas onde o atelier está instalado, no distrito de Magistério. O objetivo, além de garantir maior segurança, é proporcionar melhores condições de trabalho e conforto para o grupo, que conta agora com 15 participantes.
‘As confeccionistas também estão estabelecendo parcerias importantes para desenvolvimento de produtos, entre eles a RKR e a Prefeitura Municipal”, afirma Fonseca.