Geral

B. Pinhal quer criar ‘comune’ de oriundos italianos

O município de Balneário Pinhal, está iniciando a formalização de uma ‘comune’ de descendentes de italianos. Para a quinta-feira, 05 de junho, o comerciante Sérgio Bertol está convidando munícipes e veranistas para se reunirem e darem os primeiros passos.

O objetivo da comune, segundo Bertol, é congregar os descendentes de italianos, em torno de ações que fortaleçam a cultura e o folclore do povo da bota no município. Uma das primeiras ações será uma pesquisa de identificação de famílias, para quantificar a participação de oriundos na formação de Balneário Pinhal.

O grupo também buscará a implantação, no município, de cursos de italiano, para manter vivo o idioma, e a formalização de ‘gemellaggio’ com cidade italiana. Nesse sentido, as tratativas já iniciaram, tendo sido recebida em dezembro de 2007, no município, uma delegação de Rovigo, na Itália.

“Queremos criar encontros periódicos, para conversarmos em italiano, e desenvolver ações culturais”, afirma Bertol. O telefone de contato para informações mais completas é 51 8465 2626.

Comentários

Comentários