Policial

Balada Segura multa dezenas de motoristas e recupera moto roubada no Litoral Norte

Balada Segura multa dezenas de motoristas e recupera moto roubada no Litoral NorteAgentes da Balada Segura do DetranRS, juntamente com a Brigada Militar, atuaram nesse feriadão no Litoral Norte, onde abordaram mais de 300 veículos. A operação de fiscalização foi um piloto da atividade que se desenvolve nos mesmos moldes a partir de dezembro, integrando a Operação Verão do governo estadual.

As ações ocorreram em quatro noites, com blitze em diferentes pontos de Capão da Canoa e Xangri-Lá. O destaque da operação foi uma moto que, ao ser parada por uma das blitze foi identificada como roubada e assim recuperada para seu proprietário.

No total, foram lavrados 200 autos de infração, recolhidos 25 veículos e 54 carteiras de habilitação. Cinquenta e sete condutores foram autuados pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que regula a alcoolemia ao volante. Destes, cinco estavam acima do limite pelo teste do etilômetro, e 52, ao negar-se a fazer o teste, sofreram as mesmas penalidades administrativas dos demais.

A Balada Segura é uma política pública de proteção à vida e à integridade física das pessoas que circulam nas vias públicas, retirando de circulação pessoas alcoolizadas ou suspeitas de estarem alcoolizadas, por serem potenciais causadores de acidentes. A Balada Segura também foca em outros comportamentos de risco que podem ser observados durante a abordagem, como passageiros sem cinto de segurança ou crianças fora de cadeirinha adequada a sua idade.

Eron Lupato, do DetranRS, coordenador de operações da Balada Segura, informa que o slogan do programa, “pra todo mundo voltar para casa”, não perde sua validade durante as férias: “No período de festas e veraneio, as pessoas relaxam de suas preocupações, mas isso não é motivo para arriscar suas vidas e as dos demais. Estamos aqui para proteger veranistas e moradores do Litoral, salientando que a mistura de álcool e direção é capaz de estragar qualquer veraneio”, afirma.

Comentários

Comentários