Geral

Baleias francas passeiam pela costa de Torres

Quem passeia à beira-mar ou sobe os morros de Torres para contemplar a paisagem pode ser brindado com um belo espetáculo da natureza: as baleias francas. Elas chegaram na semana passada e estão se aproximando bastante da praia. As baleias francas freqüentam a costa do Sul do Brasil entre os meses de junho e novembro, quando migram do Pólo Sul para águas mais quentes para acasalar, parir e amamentar seus filhotes. Em Torres, as aparições são intensificadas nos meses de agosto e setembro, quando esses mamíferos marinhos atraem a atenção das pessoas devido às brincadeiras com os filhotes.

Os torrenses e os visitantes ainda terão bastante tempo para admirar esses belos cetáceos. Boas oportunidades serão oferecidas durante o Festival de Saúde e Bem-Estar, que acontecerá de 15 de agosto a 15 de setembro, numa iniciativa da Secretaria de Turismo de Torres. Dentro da intensa programação do Festival, a equipe do Curso de Biologia da Ulbra Torres montará um Observatório de Baleias, fará o monitoramento da espécie e ainda oferecerá exposições.

O Observatório de Baleias será nos dias 30 e 31 de agosto e 6, 7 de setembro, no morro do Farol. A Exposição Biodiversidade Regional acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto, na Casa da Economia Solidária ECO Torres, e a Exposição Biodiversidade Marinha ficará nos dias 13 e 14 de setembro junto à 8º Feira do Livro, na Prainha. Eles ainda estarão fazendo o acompanhamento das Baleias Francas de 15 de agosto a 15 de setembro, de segundas a sextas-feiras, das 8h as 11h e das 14h as 16h30, no Morro das Furnas (Torre do Meio), extremos Sul e Norte. As atividades ao ar livre  não serão realizadas nos dias em que as condições climáticas forem adversas (vento intenso ou chuva).

Essas atividades fazem parte do Projeto Baleia Franca, que o Curso de Biologia da ULBRA Torres integra desde 2005. Ele é mantido pela Coalizão Internacional de Vida Silvestre (IWC/Brasil) em parceria com a Petrobras. Assim, professores e alunos realizam, em Torres, o monitoramento das baleias, registro do número de indivíduos, composição dos grupos e estudos comportamentais, bem como atividades de educação ambiental junto à comunidade local.

Comentários

Comentários