Balneabilidade da Fepam indica dois pontos impróprios para banho no Litoral Norte
Em novo levantamento sobre a balneabilidade das praias e balneários gaúchos, divulgado nesta sexta-feira (06), a Fepam indicou 10 locais como impróprios para banho. São eles: um ponto em Cidreira e na foz do rio Mampituba, em Torres, no Litoral Norte; as praias do Camping e das Ondinas, em São Lourenço do Sul; o Camping em Cristal, no Rio Camaquã; o balnerário Sans-Souci, em Eldorado do Sul; as praias da Florida e da Alegria, em Guaíba; o Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; e a Praia do Encontro, em São Jerônimo.
No Litoral Sul, as praias de Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande e Pedro Osório foram consideradas próprias para banho. A balneabilidade em Pelotas é divulgada pela prefeitura, após termo de cooperação celebrado com a Fepam em janeiro. Na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, todos os locais foram considerados próprios para banho. O balneário Jaçanã, em São Francisco de Assis, voltou a ter condições.
Também estão adequadas para banho, as praias do Parque de Itapuã, das Pombas, das Pedreiras e de Fora, em Viamão; balneário Cachoeirinha, em General Câmara; praia Santa Vitória, em Rio Pardo; Passo do Verde, em Santa Maria; balneário Nova Ama, em Nova Palma; e a praia Nova, em Cachoeira do Sul.
A coordenação do Projeto Balneabilidade alerta que a classificação não é permanente, podendo haver alterações. Banhar-se em áreas poluídas pode causar problemas gastrointestinais e dermatológicos, atingindo crianças, idosos e pessoas com redução nas defesas imunológicas