Geral

Balneário Pinhal expõe suas belezas e tradições

Tradicional praia gaúcha, Balneário Pinhal é um município jovem, fundado em 28 de dezembro de 1995, mas com uma longa trajetória e belezas naturais singulares, como é o caso do festejado Túnel Verde, aconchego para o olhar e paragem habitual dos turistas nos dias quentes de verão. Mostra sobre essa história , riquezas e potencialidades poderão ser conferidas nesta semana de 3 a 7 de dezembro na Galeria dos Municípios da Assembléia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 101), com visitação das 8h30 às 18h30.

Distante 95 quilômetros de Porto Alegre, a Capital Estadual do Mel adotou a abelha e o urso como personagens símbolos do município em uma alusão à tradicional produção de mel, que desempenha papel importante no contexto turístico e na economia local, onde também contribuem o comércio, a construção civil e a pesca. As figuras sinalizam a entrada da cidade e estão presentes em inúmeros monumentos e objetos de sinalização urbana. A cada dois anos é realizada a Festimel, que vai para a quinta edição.

A celebração da apicultura está presente na Vila do Mel, onde está instalada a “Casa do Mel”, quiosque com comercialização do mel e seus derivados. A Vila do Mel é também local de conservação do patrimônio histórico do município, onde estão localizados os três prédios datados de 1945. Uma escola, uma igreja e um salão de bailes. O produto também designa uma corrida de Kart, o Kartmel. Como não poderia deixar de ser, o mel está presente ainda na gastronomia, um dos pratos típicos do município é o Filé ao Molho de Mel e a sobremesa oficial é o Mousse de Mel.

Com 8.468 habitantes, conforme dados da prefeitura, a população flutuante, no verão, chega a 60 mil pessoas. Afinal, Balneário Pinhal possui oito quilômetros de orla marítima e inúmeras dunas preservadas, consideradas as maiores da América Latina, circundadas pela mata nativa. As lagoas da Cerquinha e da Rondinha integram-se a esse cenário de belezas naturais e possuem equipamentos de lazer náutico. O trapiche da Lagoa Rondinha, de 64 metros de extensão, serve também para embarque e desembarque da Escuna Marisqueira, que faz a travessia das lagoas, ligando Balneário Pinhal a Estação Turística “Lagoa Country Club” de Cidreira.

O Túnel Verde é a marca do acesso ao município pela RS-40 – o outro acesso é pela RS-786. A formação da floresta de eucaliptos teve origem em 1937, quando o então morador, Francisco Segura Garcia, plantou as mudas da espécie às margens da rodovia.

Comentários

Comentários