Bananas livres de agrotóxicos são doadas a entidades de Torres

Várias entidades de Torres estão sendo contempladas semanalmente com a doação de bananas do Grupo de Ecologistas Santo Anjo da Guarda (GESA).

Ao todo, são quase cinco mil quilos de bananas ecológicas distribuídas no mês. A conquista da doação foi da Secretaria de Ação Social, que também é responsável pela logística de distribuição.

As bananas são dos tipos prata e caturra e são entregues nas escolas de educação infantil da rede municipal, Sociedade Lar dos Velhinhos, Casa de Passagem, Centro de Recuperação Renovar, Pastoral São Domingos e as famílias cadastradas na Prefeitura.

Na manhã de quinta-feira (11/2) o secretário de Ação Social, Carlos Roberto Monteiro, visitou a cooperativa que conta com a participação de 60 famílias.

Elas utilizam o sistema de cultivo agroflorestal. Neste sistema, as bananas são cultivadas em meio a Mata Atlântica, substituindo as técnicas convencionais de agricultura, como o uso de agrotóxicos, adubos químicos, fogo, capina e arado, por uma convivência harmoniosa entre as espécies, reflorestando e recuperando o solo.

Assim, a adoção deste sistema pelos produtores familiares promove melhor aproveitamento da propriedade, evita pragas na plantação e induz a uma adequada reciclagem de nutrientes, proporcionando uma melhor utilização dos recursos naturais.

Comentários

Comentários