Barracas itinerantes da saúde percorrem o litoral
Técnicos estarão à disposição da população para a distribuir material educativo, esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos, quando houver necessidade. A iniciativa visa sensibilizar a população quanto aos cuidados com a saúde e o meio ambiente.
Voltada para as crianças, a barraca da dengue constitui-se de um jogo de chão, com duas recreacionistas, onde os pequenos se divertem lançando dados e pulando casas, com dicas de cuidados em relação à doença. Ao final, a criança leva para casa como brinde uma réplica do jogo como brinde. Para os adultos, são entregues imãs de geladeira com calendário, onde cada mês traz instruções sobre como se proteger e evitar a dengue.
Na barraca científica, os veranistas encontram lupa e microscópio para visualização de larvas do mosquito da dengue e do borrachudo, desde a fase inicial até a adulta, e do bicho do pé. Além disso, estão expostos animais peçonhentos (cobras, aranhas e taturanas) e caramujos transmissores da esquistossomose. A barraca da Vigilância Epidemiológica traz material informativo sobre tabagismo; hábitos alimentares; stress; obesidade; pressão alta; atividades físicas e saúde do trabalhador, entre outros temas.