Variedades

Blog posta cartas de soldado que lutou na Primeira Guerra Mundial

Blog publicará o destino de um soldado britânico que lutou na Primeira Guerra Mundial através da divulgação das cartas que ele enviou à sua família exatamente 90 anos depois de serem escritas. Como ocorreu com a verdadeira família de William Henry Bonser (“Harry”) há quase um século, o leitor de hoje que acessa o site wwar1.blogspot.com não sabe quando chegará a próxima carta.

As mensagens foram publicadas por Bill Lamin, um professor de informática de 59 anos, natural de Cornwall (sudoeste da Inglaterra), que encontrou, quando criança, as cartas de seu avô e quis dividir seu conteúdo com milhares de internautas. A correspondência mais recente de Harry, que serviu no Regimento de Yorkshire e Lancashire, data de 30 de dezembro de 1917, quando ele foi transferido do campo de batalha do norte da Europa à Itália.

No documento, Harry agradece a seu irmão Jack por uma caixa de biscoitos que esse tinha enviado à frente e deseja à sua irmã Kate um feliz Natal e um bom Ano Novo. O conteúdo de muitas destas mensagens se centra em aspectos triviais da vida ou em sua esposa e filho na Inglaterra, mas algumas revelam parte dos horrores aos quais os soldados estavam expostos na guerra.

Lamin disse à imprensa britânica que o número diário de visitantes do blog chegou a vinte mil na semana passada, após a história ter aparecido em várias publicações. Com essa idéia, o professor quis amenizar a tensão que as famílias dos soldados que lutavam no conflito sentiam, já que passavam semanas saber o que tinha ocorrido com seus parentes.

Comentários

Comentários