BM informa a Vereadores ações de policiamento aplicadas em SAP

O comando do 8° BPM de Osório e o Comando da Brigada Militar de Santo Antônio da Patrulha prestaram esclarecimentos aos Vereadores durante reunião promovida nesta segunda-feira, sobre a intensificação de ações policiais para coibir a atuação de criminosos na sede e no interior do Município.

O encontro, gerado a partir de uma solicitação do vereador Tadeu Neves (PP), para reabertura dos postos da Brigada Militar no segundo distrito, teve um caráter informativo. Além de justificar os motivos que impedem o retorno do serviço naquela região, o tenente coronel Renato Antônio Nunes Fraga, afirmou que a Brigada está fazendo o máximo com o mínimo.

Acompanhado do comandante da 2ª companhia do 8° BPM de Santo Antônio, capitão Delamar Flebbe, e do comandante do pelotão local, tenente João Dilco Gularte, o coronel Fraga reafirmou as atuações de policiamento preventivo, demovendo pessoas com intuito de cometer crimes. Ele assegurou que está sendo intensificado o policiamento rural, afastando a possibilidade criar postos no interior.

“A intensificação é o que podemos fazer no momento para atender os anseios de segurança das comunidades do interior. Entendemos como justa a reivindicação da comunidade, através do Vereador Tadeu Neves, mas precisamos esclarecer as dificuldades que possuímos com relação a efetivo e o ônus que a adoção deste serviço acarretaria para atender uma única localidade, em detrimento de outras que sofreriam pelo não atendimento”, argumentou.

No entanto, a expectativa de reforço no efetivo não foi descartada através do anuncio de medidas que podem minimizar as questões referentes a segurança, como a abertura das inscrições para policiais militares temporários, o retorno dos policiais inativos do corpo de voluntários, o reforço da operação golfinho e a formatura de 30 policiais militares em Porto Alegre. “Comprometo-me a tentar junto ao Comando Estadual da Corporação a designação de alguns policiais para reforço do policiamento em Santo Antônio”, disse Fraga, agradecendo Santo Antônio pelo apoio que tem dado a BM.

Para o presidente da Câmara, Ferulio José Tedesco (PMD), a reunião foi produtiva e elucidativa. “A Brigada Militar mostrou-se parceira e interessada em buscar meios para aumentar a segurança. Entendemos as dificuldades enfrentadas pela falta de policiais, por isso colocamos a Casa a disposição para auxiliar na busca de reforços”, salientou Ferulinho, agradecendo a disposição dos comandantes em acatar as sugestões e esclarecer questões de interesse público.

O vereador Tadeu Neves (PP), também destacou a atitude dos policiais, afirmando que em nenhum momento houve de sua parte a intenção de denegrir a imagem da corporação, bem pelo contrário, ele reconheceu os esforços da Brigada diante de um quadro nada favorável. “Sabemos dos problemas e da falta de investimento em segurança. Porém, como vereador precisava trazer até esta Casa os anseios da minha região”, relatou Tadeu, afirmando após a explanação será possível promover uma reunião com moradores, para repassar-lhes o que foi informado e as ações que estão sendo tomadas para evitar novas ocorrências.

Comentários

Comentários