Geral

BM orienta cidadãos para não serem vítimas de extorsão

O 2º BPAT da Brigada Militar tem recebido notícias de que cidadãos da região têm sofrido extorsão via telefone. Este delito, muito conhecido no país como “seqüestro telefônico”, tem como característica o fato dos criminosos informarem que mantém como refém um parente da vítima, passando então a exigir um resgate.

No entanto, a informação passada pelo supostos seqüestradores não passam de uma mentira. Eles se aproveitam de dados constantes em cheques, blogs, listas telefônicas, somados a outros fornecidos pela própria vítima em momento que se encontra fragilizada, para executar o golpe.

Muitas vezes os criminosos simulam que são policiais ou bombeiros e afirmam que um parente da vítima se envolveu num acidente. Com isso, pedem para a vítima confirmar seus dados e, após, revelam que na verdade se trata de um seqüestro de alguém da família. 

Neste momento, também é comum que a pessoa supostamente seqüestrada receba ligações falsas de operadoras de telefonia solicitando que a mesma não atenda o celular ou o desligue em razão de uma suposta manutenção na rede telefônica. Isto tudo, para que a vítima de extorsão não tenha como entrar em contato com seus familiares e apurar a veracidade do fato.

Desse modo, para se evitar cair no golpe do seqüestro telefônico seguem abaixo algumas dicas fornecidas pela Brigada Militar:

• Não tente resolver um seqüestro sozinho, mesmo que desconfie que seja falso, procure contatar seu familiar e a polícia;

• Atenção para ligações de supostos funcionários de operadoras de telefonia fixa ou móvel, principalmente se pedirem ao usuário para digitar determinados códigos no aparelho. Na dúvida, desligue e contate a operadora;

• Instrua as crianças, diaristas e empregada doméstica para não passar informações de casa a estranhos;

• Não coloque o telefone residencial no verso de cheques;

• Nunca fornecer dados pessoais próprios ou de familiares por telefone, independentemente do propósito alegado. Desconfiar principalmente se o interlocutor anunciar o sorteio de algum prêmio.

• Em caso de alguém telefonar para comunicar o seqüestro de algum parente, nunca confirmar o nome ou qualquer outro dado da suposta vítima, evitar prolongar a conversa e desligar o aparelho.

• Tentar confirmar a veracidade da notícia ligando para o eventual seqüestrado, mas sem se desesperar se o telefone dele estiver desligado ou ninguém atender. Avisar a polícia sempre.

• É possível que a suposta vítima, simultaneamente, esteja sendo vítima do mesmo golpe e, por ordem dos seqüestradores, desligou o telefone ou não o atende durante determinado tempo.

• Redobrar cautela com as chamadas identificada como sendo “restritas” ou “privadas”, bem como com aquelas com DDD de outros estados.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *