Educação

Brasil Alfabetizado forma turma em Imbé

O programa Brasil Alfabetizado, uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) formou na noite da segunda-feira (14) uma turma de alunos de Imbé. O projeto tem como meta alfabetizar adultos que não tiveram a oportunidade de estudar. Os 30 imbeenses são moradores do Bairro Nova Nordeste e as aulas foram ministradas na Escola Municipal Norberto Martinho Cardoso. O evento foi realizado no SESI de Gravataí. Também se formaram alunos das cidades de Alvorada, Viamão e Gravataí. O prefeito em exercício José Carlos dos Santos, o Zezo, e a secretária municipal de Educação e Cultura Jusseni Euzébio de Oliveira participaram da solenidade.

O coordenador do SESI Gravataí, Cláudio Camacho, destacou que os alunos são vencedores ao superarem uma barreira. Ele enfatizou o papel fundamental dos professores no processo de alfabetização dos alunos. Um dos formandos de Imbé, Roberto Cavalheiro, foi o orador oficial e falou em nome de todos os alunos. “Agradeço pela oportunidade e espero continuar fazendo o curso”, resumiu Cavalheiro. Para o prefeito em exercício, iniciativas como esta são oportunidades de motivar as pessoas que ainda não possuíam instrução. “A educação aumenta a auto-estima das pessoas”, disse Zezo.

Além dos diplomas de conclusão do curso, os alunos receberam livros destinados a leitores iniciantes, da coleção “Só o Começo” que, entre outros, traz a obra “O Cortiço”, de Aluízio Azevedo. Também participaram da solenidade João Carlos Brum, prefeito de Alvorada; Décio Becker, vice-prefeito de Gravataí, Luciana Peixoto Cordeiro, coordenadora do Brasil Alfabetizado no Sesi RS; o professor Mário Sá, representando a Secretaria Municipal de Educação de Gravataí; a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Viamão, Maria Elisa Canabarro; e a supervisora do projeto em Gravataí, Elaine Datsch.

Comentários

Comentários