Brasil cria comissão para acompanhar casos de varíola de macacos que se espalha pelo mundo

Brasileiro é um dos infectados com varíola dos macacos © CDC/BRIAN W.J. MAHY

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa denominada CâmaraPox MCTI, para acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus monkeypox, conhecido como “varíola dos macacos’.Brasil cria comissão para acompanhar casos de varíola de macacos que se espalha pelo mundoBrasil cria comissão para acompanhar casos de varíola de macacos que se espalha pelo mundo

A medida de vigilância científica, por meio da consulta aos especialistas, é necessária diante dos casos de infecção registrados no Reino Unido, Portugal, Espanha, Estados Unidos, entre outros.

Segundo a pasta, até o momento, não há registros de casos varíola dos macacos no Brasil.

Um brasileiro teve a confirmação, mas está na Alemanha.

A medida segue a mesma ideia da formação da RedeVírus MCTI, comitê de especialistas instituído em fevereiro de 2020, antes mesmo de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia do coronavírus.

O comitê de especialistas presta assessoramento técnico-científico à pasta sobre as estratégias e necessidades na área de ciência, tecnologia e inovação necessárias na área de saúde.

Integram o grupo, até o momento, sete especialistas brasileiros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Feevale.

Os pesquisadores produziram dois informes técnicos sobre a doença, envolvendo as principais formas de contágio e as informações disponíveis sobre os casos registrados em outros países.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Agência Brasil

Comentários

Comentários