Brasil fica em 72º em ranking mundial de corrupção

O Brasil é o 72º colocado no ranking anual sobre corrupção elaborado pela organização não-governamental Transparência Internacional e divulgado nesta quarta-feira (26). O país registrou nota 3,5 em uma classificação que vai de 10 (para países menos corruptos) até zero (países mais corruptos).

No ano passado, o país estava em 70ª e tinha nota de 3,3. A variação da nota em 0,2 não pode ser comemorada, de acordo com Bruno Speck, assessor sênior da entidade para a América Latina, uma vez que está dentro da margem de erro, que é três pontos para baixo e cinco pontos para cima. Speck é também professor de ciências políticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A nota do Brasil no índice de percepção da corrupção já chegou a 4,0, nos anos de 2001 e 2002. Desde então, foi para 3,9, depois para 3,7 e atingiu 3,3 no ano passado. “A margem de 3,5 a 4,0 coloca o Brasil entre os países onde a corrupção é um problema grave. Apesar dos vários esforços do governo, ainda há muito o que fazer.”

Comentários

Comentários