Variedades

Brasil tem pior controle de corrupção em 10 anos

O Brasil apresentou o seu pior controle de corrupção dos últimos 10 anos, segundo o relatório Assuntos de Governança, do Banco Mundial (Bird), elaborado para medir o desempenho governamental de 212 países. Em uma escala que vai de 0 a 100, o país, que já alcançou um índice de 59,7% em 2000, caiu para 47,1 em 2006. O índice de corrupção “mede a extensão em que o poder público é usado para ganhos privados, incluindo pequenas e grandes formas de corrupção, assim como o 'seqüestro' do Estado pelas elites e pelos interesses privados”.

O estudo, elaborado pelos pesquisadores do Banco Mundial, se baseia em pesquisas sobre a importância da governabilidade e seu impacto no desenvolvimento do país nos últimos 10 anos. Segundo o relatório, um bom governo é fundamental para outros resultados positivos, como um maior índice de desenvolvimento humano e a redução da mortalidade infantil, do analfabetismo e da desigualdade social.

Além de controle de corrupção, o Brasil também piorou nos últimos anos nos índices que avaliam a eficiência do governo, a qualidade dos marcos regulatórios e a força da lei. Esta última avalia o grau de confiabilidade da polícia e dos tribunais, assim como a probabilidade de cometerem delitos e atos de violência. Neste caso, o indicador brasileiro caiu de 50, em 1996, para 41,4, em 2006 – o pior índice da história.

O indicador que avalia a eficiência do governo – a qualidade dos serviços públicos, a independência do governo e a implementação de políticas – mostra que o Brasil vem caindo desde 2003. O índice passou de 60,7, naquele ano, para 52,1, em 2006. As informações são do site G1.

Comentários

Comentários