Bromélias podem atuar como focos de larvas do Aedes aegypti

Mosquito-da-dengueDevido o grave risco que a dengue vem representando para a saúde pública, é importante que a população colabore no combate contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Um alerta especial com relação às bromélias parte da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. A Vigilância recomenda que a população trate esta planta com água sanitária. Entre os dias 24 e 27 de novembro, em ação realizada com parceria de agentes da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, foi constatado grande incidência de larvas do mosquito em bromélias devido o acúmulo de água em suas folhas.

Para que a planta não represente um foco do mosquito é necessário jogar água sanitária pelo menos uma vez por semana entre as folhas das bromélias. Não é necessário arrancá-las, diz o responsável pela Vigilância Ambiental, biólogo Lasier França. “O importante é tratar o acúmulo de água”. A chegada do verão associada com as chuvas preocupa, destaca o biólogo. Lembra que o Aedes aegypti é o mosquito vetor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.

O resultados da operação realizada na semana passada deverá ser divulgado em breve. Foram visitados os bairros Centenário, Guarita, São Jorge e Curtume. A recente ação realizada em Torres constituía-se no Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti . O LIRAa é uma metodologia rápida para avaliação da incidência do mosquito Aedes aegypti. O biólogo ainda informa que mais cinco agentes de endemias estão prestes a serem contratados pela Prefeitura com o intuito de fortalecer o combate contra o Aedes aegypti.

Comentários

Comentários