Caderno ensina alunos como se prevenir contra Aids e outras DSTs

Um caderno para ensinar de maneira lúdica como se prevenir contra aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) foi lançado pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial de Luta contra a Aids. E será distribuído em escolas públicas do ensino básico a partir do ano que vem. Misto de cartilha e diário com linguagem “moderninha”, tem um caráter de educação sexual.

Há espaço para o aluno escrever suas características, nomes e informações de amigos, registrar baladas inesquecíveis, comidas e músicas favoritas etc. Por outro, tem uma seção de perguntas e respostas sobre aids e DSTs e textos sobre masturbação, beijo, tamanho e formato de órgãos genitais e outras partes do corpo.

A linguagem é direta. Na história em quadrinhos com a tradicional explicação sobre uso da camisinha, usa-se “gozar”, e não “ejacular”. Sobre masturbação masculina: “É natural e permite um maior conhecimento do corpo. Não cria cabelos, nem calos nas mãos”. E sobre a feminina: “Feita com cuidado, não machuca”.

“A escola também tem um papel importante para poder discutir todos os aspectos entre os relacionamentos com os jovens. A cartilha serve para que os adolescentes não tenham medo de conversar sobre isso”, afirmou o ministro da Saúde, Agenor Álvares.

A publicação faz parte de um programa conduzido pelos ministérios da Saúde e Educação, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Inicialmente, serão distribuídos 400 mil exemplares da publicação, chamada de Caderno das Coisas Importantes. Dados do Censo Escolar do ano passado mostram que, em todo o país, 97,6 mil escolas trabalham o tema DST/aids em sala de aula. Mais de nove mil dão preservativos aos alunos.

Comentários

Comentários