Vida & Saúde

Café com gestantes aborda aspectos fonoaudiológicos no desenvolvimento da criança em Osório

O programa de controle DST/HIV/Aids realizou na quinta-feira (25/07), no auditório do Posto Médico Dr. Flávio Silveira, mais um encontro com gestantes e lactantes para tratar de assuntos que interessam às mães.

Na ocasião a fonoaudióloga da Secretaria Municipal da Saúde, Alessandra Stenzel Petrucci falou sobre assuntos como a importância da amamentação para o desenvolvimento e fortalecimento dos órgãos, músculos e ossos da face.

A mesma auxilia na produção adequada dos sons da fala,sobre o uso de bico e mamadeira, sobre os prejuízos da respiração oral, sobre a estimulação da linguagem da criança e sobre os testes da orelhinha e da linguinha.

As mães participaram ativamente com questionamentos acerca desses aspectos. – Ações preventivas e educativas são fundamentais, a grande demanda do setor de Fonoaudiologia é composta por patologias que, muitas vezes poderiam ser evitadas se medidas preventivas fossem adotadas – avalia a fonoaudióloga.

Eventos como esse surgem também como uma oportunidade de divulgação do Teste da Linguinha, entre essas mães. Esse serviço começou a ser oferecido há pouco tempo e é de suma importância para a detecção da língua presa, alteração essa que pode acabar causando o desmame precoce e alterações nas funções de deglutição, mastigação, respiração e fala.

Comentários

Comentários