Calor não apenas segue implacável como piora, diz MetSul

Solar Orbiter/EUI Team (ESA & NASA); CSL, IAS, MPS, PMOD/WRC, ROB, UCL/MSSL

Nesta segunda-feira (13), o calor não apenas segue implacável como piora muito em parte do estado, segundo a MetSul.

Máximas perto e acima de 40ºC são esperadas em muitas áreas do Rio Grande do Sul.

No Sul e no Leste do estado, o que inclui as áreas de Pelotas, de Porto Alegre, dos vales e região metropolitana, as marcas serão extremas com registros acima de 40ºC.

No Litoral as máximas devem atingir 37C°.

Porto Alegre na segunda, por exemplo, deve ter 39ºC a 40ºC em diversos bairros.

É provável que passe dos 40ºC em diversos setores da Grande Porto Alegre e dos vales, não se descartando 41ºC a 42ºC em alguns pontos.

O calor será extremo e vai chamar atenção ainda em cidades das regiões de Pelotas, Jaguarão e Rio Grande.

Para se ter uma ideia, O Rio Grande do Sul vai estar entre os locais mais quentes do mundo neste começo de semana, De acordo com a Metsul.

A temperatura máxima oficial do estado atingiu 39,8ºC em Quaraí ontem, passará dos 40ºC hoje e novamente vai superar a marca dos 40ºC na tarde desta segunda-feira, que será o dia de maior temperatura neste verão em diversas cidades.

O mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, mostra a média das máximas de três dias entre ontem e amanhã no planeta.

As três regiões de maior temperatura são a Austrália, a África subsaariana e uma zona que compreende o Centro e o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários