Câmara concede título de Professor Emérito em Tramandaí
O plenário ficou irreconhecível. Recebeu uma decoração especial, estava lotado e com um clima de muita alegria e satisfação, completamente lotado. Autoridades, parentes e amigos das homenageadas prestigiaram o evento, que teve também a presença da secretária de Educação, Liane Freitas, e da coordenadora da 11ª CRE, Shirley Rodrigues, além da belíssima apresentação do Coral Municipal.
Bastante emocionada, a vereadora Teresinha Silveira foi convidada pelo presidente do Legislativo Paulo Costa, a presidir a sessão solene, já que o projeto que deu origem a esse evento é de sua autoria.
No mês de outubro, mês em que se comemora o Dia do Professor – 15 de Outubro – a homenagem não poderia ser mais propícia. Com a indicação pela comunidade de 11 nomes, os currículos foram apreciados por uma comissão, que escolheu três profissionais da área para receber o título de Professor Emérito.
A professora Nílvia Beatriz da Rocha, homenageada como representante da rede de ensino particular; a professora Tânia Comparsi, homenageada como representante da rede de ensino Estadual e a professora Louris de Oliveira Santos, homenageada pela rede de ensino municipal, receberam o título que tem por objetivo o reconhecimento do trabalho e dedicação dessas mulheres à comunidade escolar. “Não tem momento que tenha me emocionado mais do que esse, meu coração está repleto de alegria, pois é a contemplação de mais de 40 anos de trabalho por uma causa que só tem a minha família em primeiro lugar. Estou feliz em poder, através desta homenagem singela, poder trazer algum reconhecimento a essa classe que enfrenta tantas dificuldades e, mesmo assim, se faz tão importante na vida de todos e de cada um”, disse emocionada a vereadora Teresinha Silveira. E disso ela entende muito bem, pois se aposentou no magistério, foi secretária municipal de Educação em Tramandaí e trabalhou na 11ª Coordenadoria Regional da Educação, no litoral norte.
Mas, segundo ela, a homenagem não foi só dela e sim de todos os edis que aprovaram o projeto e apoiaram o evento, de todos os assessores que trabalharam muito para que esse dia acontecesse.
O presidente Paulo Costa ressaltou o trabalho das professoras e disse ser esse um momento muito especial, já que toda e qualquer homenagem a essas profissionais é mais que merecida. “Essas três mulheres representam muito bem essa classe, possuem um currículo invejável e merecedor desse título, reconhecido não somente por nós, mas também por toda a comunidade escolar, alunos, colegas e direção das instituições de ensino por onde passaram ou ainda lecionam”, disse o presidente.
Momento especial foi o pronunciamento da professora aposentada Louris, que já havia lecionado para a maioria dos tramandaienses presentes na ocasião. Com a voz embargada e os olhos cheios de lágrimas, ela nem precisa expressar sua felicidade com palavras, mas ainda assim conseguiu agradecer aos edis “esse momento inesquecível”.
E o momento foi marcante de várias e inesperadas formas, para professores e alunos. “É encantador ver minha ex- professora receber esse título na Casa onde legislo, uma ocasião que ficará para sempre no meu coração, fazendo com que as lembranças dos demais professores que tive também sejam eternizadas”, disse a vereadora Lauda, referindo-se em especial à sua professora Louris.
O título Professor Emérito será realizado todos os anos, no mês de outubro. A indicação de nomes pode ser feita por qualquer entidade ou cidadão de Tramandaí.
Nílvia Beatriz da Rocha foi indicada por Noeli Nunes; Tânia Comparsi foi indicada por Maria Elaine José dos Santos e Adílson Braz; Louris de Oliveira Santos foi indicada por Carmem Regina Villar.
A primeira edição do Professor Emérito foi encerrada com uma belíssima apresentação do Coral Municipal, sob o comando do maestro Yimi Walter.