Câmara de Osório concede Medalha General Osório e homenageia 178 anos da Brigada Militar

JORNAL a DSC03733
Foto: Gisele Cardoso

Em Sessão Solene o Legislativo Osoriense homenageou na noite de 23 de novembro a Brigada Militar pelos 178 anos de criação, e concedeu a distinção honorífica Medalha Mérito General Osório ao Major Valdeci Antunes dos Santos.

A proposição das homenagens foi realizada pelo Vereador Ed Moraes e aprovada por unanimidade por todos os Vereadores da Casa.

Na mesa de autoridades estavam presentes o Presidente da Câmara, Gilmar Luz; Vereador Ed Moraes; Juíza de Direito Dra. Conceição Aparecida Canho Sampaio; Major Valdeci Antunes dos Santos; Tenente Coronel Almiro Damasio Filho e o Major Ulbi José Nazario Bagolin, comandante do 8º BPM de Osório.

A Brigada Militar ao longo da sua existência passou por uma serie de transformações, decorrentes da evolução socioeconômica do estado. Recebeu diversas denominações: Força Policial, Corpo Policial, Guarda Cívica, Brigada Policial e finalmente Brigada Militar, em 1892.

Criada em 18 de novembro de 1837, a Brigada Militar, completou 178 de sua criação. Sua atuação na manutenção da ordem pública e na execução dos trabalhos na polícia ostensiva a colocam entre as polícias militares mais bem preparadas e conceituadas do país.

Reconhecendo este importante trabalho, o Legislativo Osoriense prestou esta homenagem e entregou uma placa comemorativa a este aniversário.

Medalha Mérito General Osório:

Valdeci Antunes dos Santos é Major do Quadro de Oficiais do Estado-Maior da Brigada Militar, casado com Ângela Maria e pai de Luíza e Letícia. Trabalhou em Osório, junto ao 8º Batalhão de Polícia Militar, por aproximadamente 11 anos, tendo fixado residência na cidade há 13 anos, aqui permanecendo em definitivo, mesmo depois da sua recente transferência para a capital.

Além do exercício de outras funções junto ao 8º BPM, cabe destaque ao período em que comandou a Unidade da Brigada Militar de Osório, por quase 5 anos, entre o período de 2011 a 2015.

No campo operacional, foram 12 anos sem roubo a banco; 12 edições do Rodeio Crioulo Internacional de Osório sem ocorrências graves (morte); diversas ocorrências com reféns onde foi possível libertar as vítimas e prender os criminosos e diversas outras ações que foram concluídas no seu comando com sucesso.

Na esfera administrativa, se destaca na condução de um ambiente de trabalho que prima pelo respeito aos profissionais com os quais convive e às pessoas que buscavam orientação e solução para seus mais diversos pleitos.

Na área social, deu continuidade a projetos sociais como: PROERD, Lazer e Cidadania, Equoterapia, Cinoterapia e outros.

Por todas estas e muitas outras inúmeras realizações, a Câmara de Vereadores de Osório concedeu a distinção honorífica Medalha Mérito General Osório ao Major Valdeci Antunes dos Santos, na certeza de que o homenageado fez jus a esta deferência.

Gisele Cardoso

Comentários

Comentários