Vida & Saúde

Câmeras de videomonitoramento são instaladas em unidades de saúde de Osório

A Secretaria Municipal de Saúde em Osório instalou na última semana 32 câmeras de videomonitoramento nas 16 unidades de saúde do município. As câmeras do tipo IP foram instaladas através da rede informatizada que interliga todos os postos de saúde de Osório.

O investimento foi de R$ 25 mil reais e pretende evitar ações de vandalismo e roubo como as que ocorreram no último mês.

No posto de saúde do bairro Medianeira um tijolo foi arremessado contra uma janela de vidro. Já no bairro Glória o prejuízo foi maior depois que criminosos roubaram a fiação que fornecia energia ao posto que abriga, atualmente, a sala de vacinas do município,ocasionando a perda de todas as vacinas estocadas. O prejuízo com a inutilização das vacinas foi de R$ 10 mil reais. “As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos e o monitoramento é de 24h na central localizada no Posto Médico Dr. Flávio Silveira”, informou o secretário municipal de Saúde Émerson Magni da Silva.

Com a aquisição do novo sistema, além de inibir a ação de criminosos, vigias que atuam nos postos serão direcionados para outros locais. “Não teremos mais a necessidade de um vigia em cada posto, somente no Posto Central, para a sala que monitora as câmeras. Isso vai acarretar uma diminuição dos custos”, explicou o secretário.

As imagens capturadas pelas câmeras de videomonitoramento ficam gravadas e podem ser consultadas posteriormente, contribuindo para a elucidação de crimes. “Já auxiliamos mais de uma vez o trabalho da polícia civil ao ceder imagens para identificar criminosos que agiram em furto de veículos e bicicletas”, disse o vigilante Éderson Borges Mariano que atua no Posto Médico Dr. Flávio Silveira onde as câmeras já estão instaladas há mais tempo.

Comentários

Comentários