Educação

Câmpus Osório (IFRS) promove cerimônia de certificação do Pronatec

Mais de 150 estudantes do Câmpus Osório, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul(IFRS), dos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) receberam seus certificados em solenidade realizada no Auditório do Câmpus Osório, na noite de 18 de dezembro. Com esta atividade, a equipe PronatecCâmpus Osório encerrou os 14 cursos de qualificação profissional ofertados pelo programa em 2013, em seis municípios do litoral norte, contemplando mais de 450 alunos. Além desses, também estão em andamento cursos técnicos de nível médio nos municípios de Torres e Capão da Canoa.

A solenidade abarcou a certificação dos alunos dos cursos Inglês, Libras, Monitor de Recreação, Organizador de Eventos e Vendedor, sediados no município de Osório; Espanhol e Inglês, ofertados em Tramandaí; e Inglês, realizado em Capivari do Sul.

Na abertura da solenidade, os presentes homenagearam com um minuto de silêncio a aluna Liziane da Silva Freitas, do curso de Espanhol de Tramandaí, falecida no início do mês; e o senhor OniroZanoni, pai da Supervisora do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, CinaraZanoni.

Em sua fala, o diretor-geral do Câmpus Osório, Roberto Saouaya, destacou a mudança que o estudo pode provocar na vida de cada estudante e desejou sucesso a todos com a nova qualificação profissional conquistada.

Após a entrega dos certificados, o estudante do curso Organizador de Eventos, André Lopes de Souza, que é formado no curso Técnico em Guia de Turismo do Câmpus Osório, falou em nome de todos os alunos. Ele ressaltou que, entre todas as dificuldades e particularidades, foi conquistado o objetivo comum da qualificação profissional.
As professoras Fernanda Goldani, Rocheli Marques, Grasiane Cesário, Luciana Delgado da Silva e Andréia Valim fizeram uso da palavra, representando os cursos e os demais docentes envolvidos nos mesmos. Cristiane Fogaça da Silva, Supervisora do Eixo Gestão e Negócios, falou em nome da todas as profissionais de sua área.

Entre os discursos, a apresentação de um cântico de paz na Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo professor João Souza, emocionou os alunos, seus familiares e os membros da equipe Pronatec. Ele também fez a interpretação de toda a cerimônia em Libras.

Ao final, a coordenadora-geral do Pronatec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Leila Schwarz, representando apró-reitoria de Extensão, lembrou os objetivos do referido programa do governo federal, bem como das oportunidades oferecidas por ele. Destacou também a atuação do IFRS, que ofereceu este ano um total de 6,7 mil vagas nos cursos ofertados. Para 2014 a previsão é de que 14 mil vagas sejam disponibilizadas à população.

Através deste programa, o Câmpus Osório ofertou à comunidade de diversos municípios da região do litoral norte, cursos de formação inicial e continuada, possibilitando qualificação profissional para o mercado de trabalho. Entre os beneficiados está Lourdes Cerlei da Silva, que buscou no curso Monitor de Recreação complementar sua formação e atuação como Guia de Turismo. “Desde que me formei, em 2011, estou atuando na área. Sentia, porém, necessidade de melhorar meu trabalho com técnicas e brincadeiras para aplicação em locais específicos, como dentro do ônibus em viagens longas. Estou muito feliz, pois o curso ofertado pelo Pronatec agregou bastante na minha profissão. Certamente farei outros!” – comemorou, com mais um diploma do Câmpus Osório em mãos.

Comentários

Comentários