Geral

Canil municipal tem cães para adoção em Osório

Eles são companheiros fiéis e estão sempre dispostos a brincadeira. Estas expressões são muito comuns quando se fala em cães. No entanto, muito deles não encontram um parceiro (dono) responsável ou em condições de cuidá-lo. Em Osório, existe um canil mantido pela Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde. Nele, os animais encontrados nas ruas ou até mesmo levado por proprietários que não querem mais seus animais, recebem alimentação e cuidados até encontrarem novos donos.

Em 2007, foram recolhidos 641 cães, para 128 adoções e apenas 12 resgates, ou seja, proprietários que se apresentam no canil para recuperar seus animais. No ano passado o número de recolhimentos aumentou para 692. Na mesma onda, aumentaram as adoções para 155.

A redução ficou por conta de apenas 9 resgates.

Segundo a médica veterinária do canil, Anne Andrea Marth, o maior fator para a concentração de animais no local é o abandono. “Quem se propõe a pegar ou comprar um animal tem de saber que ele irá viver por no mínimo dez anos e que ficará bem maior do que quando chega à nova casa. Ele irá precisar de cuidados de saúde, atenção e alimentação” explica.

Quem quiser adotar um cão, basta comparecer ao Canil Municipal na estrada da lagoa do Horácio, na localidade de Capão da Areia, em Osório. Lá, o adotante terá de se identificar para a zeladora Maria Vicentina Pacheco. Após escolher o cão – que permaneceu no canil dez dias a espera do resgate antigo dono – é realizado um cadastro onde ficam registrados, nome, RG, endereço e telefone.

No dia 5 de dezembro de 2008, o promotor de justiça Júlio Alfredo de Almeida esteve visitando o canil e registrou em ata as boas impressões que teve do local, inclusive incentivando a visita e a adoção dos animais que vivem lá. No texto da ata da visita do promotor consta que são “…satisfatórias as condições de higiene, registro e cuidado de animais”.

Comentários

Comentários