Capão da Canoa solicita reforço no efetivo policial
Em reunião nesta terça-feira (12) com o secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, o deputado Luciano Azevedo (PPS) e representantes de Capão da Canoa solicitaram reforço no efetivo policial do município.
O vice-prefeito Alzemiro Raupp (PPS) ressaltou que a cidade do Litoral Norte é um polo de referência turística do Estado e a que mais comercializa imóveis no país. “Capão da Canoa possui cerca de 50 mil habitantes e conta com apenas 42 policiais militares. Há uma defasagem muito grande”, disse o vice-prefeito. O vereador Wagner Batata (PPS) acrescentou que o consumo de crack tem elevado os índices de criminalidade no município.
Ao enfatizar que a seguraça pública é prioridade no governo Yeda Crusius, o secretário Goularte afirmou que o objetivo, junto com o Comando da BM, é fazer com que cada município gaúcho tenha, no mínimo, cinco PMs em seu efetivo.
Ele informou que o Litoral Norte deverá receber 50 novos PMs. Na Polícia Civil, segundo o secretário, são 657 novas vagas para delegados, escrivães e inspetores. Goularte disse ainda que os municípios não podem mais dispensar em seus planejamentos estratégicos da criação de planos de segurança, objetivando, entre outros pontos, controlar, por exemplo, acessos de entrada e saída por meio de sistemas de videomonitoramento. “O meu compromisso como secretário é criar esse sistema integrado, em parceria com os municípios, pois a ameaça não tem mais rosto definido e trabalha 24h contra a sociedade”, afirmou Goularte.