Esportes

Capão/Petrobras é destaque na Copa Sul Americana de Handebol

Numa promoção do departamento de handebol da UNISC, foi realizada no último final de semana a COPA SULAMERICANA DE HANDEBOL, com torneios nas categorias adulto masculino e feminino e juvenil masculino. A competição contou com equipes do estado e a equipe adulta feminina da Universidade ORT do Uruguai. Todos os jogos foram no Ginásio da Universidade em Santa Cruz do Sul.

As disputas iniciaram na sexta feira (19/9) e foram até domingo (21/9).

A convite dos organizadores, as equipes masculina e feminina do CAPÃO/PETROBRÁS disputaram a Copa, sendo que a equipe cadete dos meninos jogou o torneio “juvenil” e a equipe juvenil das meninas competiu no torneio “adulto”. Para alegria dos caponenses, ambas as equipes brilharam e conquistaram a Copa nas respectivas categorias.

No torneio juvenil masculino, a equipe do CAPÃO/PETROBRAS disputou um quadrangular contra as equipes da UNISC, SAPUCAIA DO SUL e do BOM JESUS (Sta Cruz). Os meninos se saíram muito bem e, de forma invicta, conquistaram três vitórias e o título da categoria. Todos os jogos foram disputados no sábado (20/9). No primeiro desafio vitória por 21 X 14 contra a representação de Sapucaia do Sul. Depois derrotaram a equipe anfitriã da UNISC por 17 X 14  e no terceiro confronto bateram a equipe do Bom Jesus por 12 X 5.

Jogaram pelo CAPÃO/PETROBRAS os seguintes atletas: Matheus, João, Vicente, Bruno, Francesco, Cristiano, Rubens, Leonardo, Carieu, Dayan, Alisson, Inácio e Diogo. Técnico: Cherinho e Assistente Luis Gustavo Porto (Xaropinho).

O torneio adulto feminino contou com sete equipes participantes. Na fase de classificação foram divididas em duas chaves:

Chave A – CAPÃO/PETROBRAS, ASSOCIAÇÃO CAIENSE (S.S. Caí), UFRGS (Sta. Maria) e UNIVERSIDADE ORT – “UNIORT” (Uruguai).

Chave B – UNISC (Sta Cruz), ULBRA (Sta Maria) e CACHOEIRA DO SUL.

As meninas do CAPÃO/PETROBRAS estrearam na competição na sexta-feira com derrota para UNIORT por 16 X 14. No sábado, recuperaram-se e venceram a UFRGS por 21 X 8 e a Associação Caiense por 23 X 15. Garantiram classificação  em segundo lugar do grupo.

Na etapa semi-final, enfrentaram o 1° colocado da chave B que foi a ULBRA de Santa Maria (equipe que disputa o Gauchão adulto). Jogando um handebol de ótimo nível, o time de Capão da Canoa venceu a partida por 19 X 10, garantindo assim o direito de disputar a final do torneio.

Na decisão, as meninas tiveram pela frente novamente as Uruguaias, que venceram a outra semi-final diante da UNISC. Diferente do jogo de estréia, as atletas do CAPÃO/PETROBRAS entraram com outra postura e surpreenderam as adversárias. Com uma defesa bem postada, contra-ataques eficientes  e movimentações ofensivas coordenadas as caponenses se impuseram em quadra e venceram o jogo por 22 X 16 conquistando o título da competição.

Jogaram as seguintes atletas: Betina, Laís, Samara, Duda, Amanda, Mirele, Mayara, Pâmela, Juliana, Thaila e Rita.

Técnico Gerson Cabral e Assistente Técnico Régis Muniz.

Comentários

Comentários