Casa Aberta inaugura novo espaço em Osório

A Casa Aberta /Caps – Centro de Atendimento Psicossocial em Osório, funcionando desde 1992 no município, mudou-se para um novo endereço, dobrando o seu espaço físico e ampliando as oficinas oferecidas no local para pacientes que necessitam de atendimento psicológico.

A casa alugada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, foi reformada e a inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 25.

Agora, a Casa Aberta funciona na avenida jorge Dariva, 670, cen da cidade. Autoridades como o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o Vice-Prefeito, Luiz Gomes Anflor, o Presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Borba, a Promotora da Infância e Juventude e Defesa Comunitária, Drª. Cristiane Della Mea Corrales, o Secretário Municipal da Saúde, Eduardo Abrahão, representando o 8º Batalhão da Brigada Militar, Major Rael, além de secretários municipais, vereadores, representantes de entidades e demais membros da Secretaria da Saúde em Osório prestigiaram a cerimônia.

Na ocasião, todos puderam conhecer os ambientes da nova Casa Aberta que realiza, em média, cerca 2.500 atendimentos por mês e conta com uma equipe formada por 19 profissionais nas áreas de psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, assistência social, enfermagem, além dos oficineiros e setor administrativo.

A qualificação e a ampliação do atendimento municipal na área da saúde foram destacados pelo Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, com o atendimento de fisioterapeutas à domicílio e o novo Posto Central que será aberto. “Essa é uma dinâmica nova, o Posto Central tem que ter uma cultura nova de atendimento, ele vai funcionar 13 horas diárias. Já na área de saúde mental, estamos credenciando as instituições que estão reabilitando dependentes químicos como o Amor Exigente e o Café Convívio”, disse o Prefeito.

O Secretário da Saúde, Eduardo Abrahão, afirmou que a secretaria, desde o início do ano, não parou de investir na ampliação e qualificação do atendimento nos postos e, principalmente, na área de saúde mental, onde todos os Postos de Saúde da Família – PSF, contam com atendimento de uma psicóloga. “Credenciamos leitos para tratamento psiquiátrico, credenciamos três fazendas para o tratamento de dependentes químicos e estamos ampliando o atendimento criando um novo Caps na antiga sede da Casa Aberta”, afirmou Abrahão.

A Coordenadora da Casa Aberta, a psicóloga Denise Amaral destacou a importância de se trabalhar a prevenção e que o novo espaço, o dobro do antigo e com um amplo pátio nos fundos, vai possibilitar mais oficinas. “Queremos fazer uma horta neste local, além de atividades esportivas e a antiga Casa Aberta, situada na rua Voluntários da Pátria, será reaberta com ênfase no atendimento em dependência química”, afirmou Denise que durante a solenidade, realizou a distribuição de um livro recém lançado por um dos pacientes da Casa Aberta, trata-se da obra de Zeloni Souza Pensei que o Amor Não Existia, em que a paciente faz um relato emocionante da sua vida.

A Casa Aberta está funcionando na aveinda Jorge Dariva, 670. Mais informações pelo telefone (51) 36631441.

Comentários

Comentários