Casos de gripe A têm queda significativa no Rio Grande do Sul
De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), estão diminuindo significativamente o número de casos graves e as notificações de gripe A no Rio Grande do Sul. O anúncio de que a doença está em curva descendente no Estado foi feito pelo secretário da Saúde, Osmar Terra, no final da tarde desta segunda-feira (17), durante mais uma reunião do Comitê Estadual para Enfrentamento de Pandemia Influenza A (H1N1), instituído por decreto pela governadora Yeda Crusius, para reforçar as medidas de proteção e informação aos gaúchos.
Também vem ocorrendo declínio da nova gripe no Uruguai e na Argentina. De acordo com Terra, o pico do número de casos notificados foi no dia 29 de julho e, de lá para cá, a cada dia verifica-se queda constante.
Outra boa notícia é a liberação do antiviral Tamiflu para uso infantil. O medicamento, também apresentado durante o encontro do Comitê, foi recebido pelo Ministério da Saúde e é envasado pela Secretaria Estadual da Saúde em forma de solução já pronta para consumo. Já foram envasados sete mil frascos. A solução tem durabilidade de três semanas, em temperatura ambiente, e de seis semanas se for conservada sob refrigeração.
Terra sugeriu a inclusão, no Comitê de Enfrentamento da Gripe A, de entidades como Associação Médica do RS (Amrigs), Ministério Público do Estado, Associação de Juízes do RS (Ajuris) e de universidades que mantêm cursos de Medicina. A proposta foi aceita.