Geral

CEEE firma contrato de participação em leilão de energia eólica

O Grupo CEEE e a Enerfin do Brasil, subsidiária da Enerfin Espanha, empresa do Grupo Elecnor, firmaram compromisso, em Osório, para participação no próximo leilão de energia eólica aprovado pela Aneel, que será realizado no dia 14 de dezembro de 2009. Os interesses no leilão são a duplicação do Parque Eólico de Osório, que atualmente possui potência instalada de 150 megawatts (MW), e a construção de um novo Parque Eólico em Palmares do Sul, com potência de 142 MW. No total, serão investidos cerca de R$ 1,6 bilhão, e a previsão é de que os empreendimentos estejam concluídos até junho de 2012.

Segundo o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, “a base de geração da Companhia é a hidreletricidade, mas a nossa administração está atenta a novos negócios, pois é importante que a empresa continue alinhada às tendências mercadológicas, que passam por uma maior disponibilidade e confiabilidade de energia elétrica”. A CEEE, que participa também de outros projetos energéticos, tem ampliado a sua atuação, por intermédio de parcerias, em projetos de energias alternativas.

O governo do Estado, através da Companhia, tem viabilizado a implementação de políticas e ações para diversificação da matriz energética, já que o Rio Grande do Sul possui um vasto campo para exploração de outras formas de produção de energia. A concessionária gaúcha, com todo o potencial técnico adquirido nos 66 anos de atuação no setor elétrico, tem contribuído significativamente neste segmento.

Iniciativas como essa acordada em Osório sinalizam para a importância das parcerias público-privadas, que se constituem na solução adequada para investimentos na área de infraestrutura, principalmente no atual momento de instabilidade da economia internacional.

Comentários

Comentários