CEEE investe em fiscalizações no Litoral Norte
O trabalho consiste na detecção de distorções no faturamento, principalmente na sinalização de unidades que não registram o consumo de energia ou que apresentam variações de consumo.
Através destas inspeções, são encontradas as principais causas das perdas comerciais. Segundo o DGCPC da Gerência Litoral Norte, as principais irregularidades detectadas pelos técnicos são a manipulação nos medidores em 60% dos casos e o desvio de energia elétrica em 40%.
Atualmente, a CEEE possui 13% de perdas comerciais, oriundas de irregularidades e desvios de energia. Na Gerência Regional Litoral Norte estas perdas resultam em 7%, onde as cidades de Pinhal, Tramandaí e Capão da Canoa apresentam os maiores índices da região.
No ano passado, foram inspecionadas 10.575 unidades consumidoras, sendo constatadas 708 avarias em medidores e 1.287 irregularidades e desvios de energia. Através da central de atendimento 0800.721.2333, site www.ceee.com.br e Agências, a Companhia recebe denúncias, as quais são executadas com prioridade.
O Grupo CEEE trabalha continuamente nas ações preventivas. Medidores eletrônicos com tampa solidária já estão sendo instalados para evitar a manipulação interna. “Nosso departamento montou uma estrutura de fiscalização de campo com 13 equipes. O treinamento do contingente operacional das Agências e Bases Técnicas para a detecção de irregularidades e a ação conjunta com a Brigada Militar também contribuem para a redução das perdas”, destaca Carlos Santini. Além disso, estão sendo realizadas mensagens periódicas de conscientização nas contas de luz e através de formulários deixados pelas equipes no processo de fiscalização.