Geral

CEEE registra mais de 4,3 mil serviços em função de chuvas e ventos

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) continua o trabalho de reparo do sistema de energia, iniciado no sábado (3), após os estragos ocasionados pela passagem do ciclone extratropical, que trouxe ventos de até 120 km/h ao Estado, atingindo, em especial, as regiões Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Desde o início da operação especial de restabelecimento da energia elétrica, já foram realizados mais de 4.360 serviços na Capital, Região Metropolitana e no Litoral Norte, as áreas mais afetadas. A ação da Companhia envolveu, nesta segunda-feira (5), 115 equipes emergenciais e de manutenção. Nos dois últimos dias, a CEEE trabalhou com cem equipes.

O diretor de Distribuição, Rogério Sele da Silva, diz que a CEEE adotou diversas providências para minimizar os problemas. Segundo ele, além dos recursos existentes na empresa, a diretoria contratou, emergencialmente, mais equipes, caminhões e eletricistas. Além disso, formou outras dez equipes com 20 eletricistas de setores do Interior, chamados para reforçar o mutirão na Capital.

“Como as chuvas começaram sexta-feira, a empresa já estava trabalhando com seus técnicos da área de operação e manutenção, porém a incidência dos ventos na madrugada de sábado provocou uma situação poucas vezes ocorrida na Capital gaúcha. Cerca de 200 mil clientes ficaram sem energia simultaneamente”, acrescentou Sele.

Segundo ele, os estragos registrados foram muitos e variados. Dos 141 alimentadores que partem de 13 subestações de energia e abastecem os consumidores de Porto Alegre, 37 foram desligados logo após o início dos ventos.

Sele explica que, mesmo a CEEE tendo conhecimento da proximidade do ciclone e os setores da Companhia possuírem programação especial para atuar em situações dessa natureza, a intensidade do fenômeno e a quantidade de estragos exigiram um tempo maior para finalização do trabalho.

Teleatendimento
Desde sábado, a Central de Teleatendimento, que opera através do telefone 0800 721-2333, manteve uma média de 55 postos. Pelos registros, até as 16h desta segunda-feira (5), mais de 32 mil clientes haviam sido atendidos. Segundo dados da Embratel, 1,8 milhão de ligações foram feitas para o telefone durante os três dias, o que, em diversos momentos, provocou congestionamento da rede.

Levando-se em consideração todas as áreas envolvidas nesse trabalho especial, somam-se mais de 500 pessoas. Somente na Capital, em Viamão, Guaíba, Alvorada e Eldorado do Sul, já foram executados 45 serviços nas redes de alta tensão, 229 na baixa tensão, 246 em ramais de serviço, e trocados 21 transformadores e 92 postes.

No Litoral, onde atuam 45 equipes (38 leves e oito pesadas), foram recolocados oito transformadores e 51 postes. Na recuperação de linhas, houve 300 serviços em redes de baixa e média tensões e 560 em ramais de ligação. Segundo dados da Divisão de Operação e Manutenção da CEEE, cerca de um terço dos problemas foram gerados por causas vegetais.

No último levantamento, às 20h desta segunda-feira (5), ainda havia problemas em seis mil unidades consumidoras, em pontos isolados nas zonas Sul e Norte de Porto Alegre, em Guaíba, Viamão, Alvorada e no Litoral Norte. O maior número de serviços ocorreu em Tramandaí e Imbé e em áreas rurais. A CEEE continua alertando para que a população não toque nem se aproxime de fios caídos em ruas, para evitar choques e acidentes graves.

Comentários

Comentários