CEEE registra novo recorde na demanda de energia no Estado

O Grupo CEEE registrou nessa sexta-feira (12), um novo recorde de demanda instantânea de energia elétrica no Rio Grande do Sul. A nova marca chegou a 5.268 MW (megawatts) às 14h07min, quando a temperatura era de 34.9ºC. Esse índice ficou um ponto acima do registrado na quarta-feira da semana passada, 3 de fevereiro, quando o Centro de Operação do Sistema (COS) da CEEE, responsável pelo controle do sistema de transmissão em todo Estado, apurou dois recordes no mesmo dia, pela manhã 5.176 MW e, à tarde, 5.267 MW.

Neste mês, em sete dias, as demandas instantâneas ultrapassaram os cinco mil megawatts, em todas as situações a temperatura sempre esteve acima de 30ºC, com sensação térmica próxima e até maior do que os 37ºC. O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, informa que o sistema energético do Estado tem capacidade de fornecimento no sistema para atender a uma demanda entre 5.600 e 5.700 megawatts.

Na área de concessão da CEEE Distribuição, o consumo de energia elétrica também foi elevado nesta semana. Ontem, 11 de fevereiro, ocorreu a maior marca da história da empresa, com o valor de 1.700 MW, às 14h48min. Hoje, o consumo de energia também foi alto nessas regiões, mas inferior ao da quinta-feira em nove megawatts, que alcançou a marca de 1.691 MW, às 13h55min. A CEEE Distribuição atende a 1,43 milhão de consumidores em 72 municípios gaúchos, incluindo a capital e as regiões do Litoral Norte e Sul, Centro Sul e Campanha.

Pratique o consumo consciente de energia:

Condicionador de ar – Ao ligar o aparelho, mantenha portas e janelas fechadas. Limpe os filtros periodicamente, pois a sujeira impede a livre circulação do ar, diminuindo o rendimento do aparelho.  
Refrigerador ou frezer  – Instale o aparelhor em lugar bem ventilado, em área não exposta ao sol. A borracha de vedação deve estar em bom estado, a fim de evitar fugas de ar frio.
– Retire de uma só vez, sempre que possível, todos os alimentos que necessitar para evitar que a porta fique mais tempo aberta do que o necessário. O ar quente entra e exige consumo maior de energia para retomar a temperatura adequada do aparelho
Benjamim – Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada, através dos chamados “tês”, pois isto provoca aquecimento nos fios, desperdício de energia e pode causar curtos-circuitos.
Chuveiro  – Regule para a posição verão a chave existente na parte superior.

Comentários

Comentários