CEEE registra recorde de demanda de energia no litoral no fim de semana do Ano-Novo

CEEE registra recorde de demanda de energia no litoral no fim de semana do Ano-NovoCom o significativo deslocamento de pessoas para passar o Ano-Novo no Litoral Norte e os preparativos para as celebrações da virada, a CEEE registrou recorde de demanda de energia na região: por volta das 21h, foram 347,4 MW – 10,5% maior que 2016. Os investimentos de mais de R$ 26 milhões e a operação montada para atender a população no período surtiram efeito: o número de interrupções foi 12% menor que no réveillon anterior.

No esquema especial que promoveu maior agilidade no atendimento das ocorrências, a Gerência Regional Litoral Norte da CEEE contou com equipe técnica que envolveu mais de 190 profissionais, entre operadores, gestores, equipes leves e pesadas.

As equipes foram posicionadas em pontos estratégicos, evitando a necessidade de deslocamentos por trechos de grande fluxo (como a ponte entre Tramandaí e Imbé), e estavam equipadas com materiais e estruturas próprios para diferentes tipos de atendimento, garantindo maior agilidade em caso de necessidade. Além disso, o monitoramento do crescimento da demanda em todo o Litoral foi realizado em tempo real, garantindo maior exatidão nas previsões e planejamento do atendimento.

De acordo com o Gerente Regional da CEEE no Litoral Norte, José Antônio Corrêa de Andrade, “todo o investimento realizado em 2017, aliado à estratégia operacional de atendimento durante o feriadão, garantiu a redução no tempo de atendimento das ocorrências, aumentaram ainda mais a confiabilidade e a qualidade na prestação do serviço da CEEE aos clientes e garantiram um feriadão mais tranquilo aos moradores e veranistas”. Andrade lembra que a população da região aumenta de 10 a 12 vezes durante os meses de verão.

A CEEE atende 23 municípios no Litoral Norte. Ao longo do ano, foram realizadas diversas obras de expansão e melhorias das redes de distribuição, além de serviços de manutenção preventiva. O programa incluiu podas, inspeções com termografia, lavagem das redes junto à orla, substituição de 1,7 mil postes e instalação de 95 religadores automáticos em pontos estratégicos do sistema elétrico da região. Esses equipamentos garantem mais agilidade ao trabalho em caso de alguma eventual interrupção no fornecimento, permitindo o restabelecimento a partir do Centro de Operação, dispensando, em muitos casos, o deslocamento de uma equipe a campo para a execução do serviço.

Durante todo o verão, a CEEE reforça as equipes no Litoral Norte e amplia os horários de funcionamento das agências e postos de atendimento nos municípios localizados na orla: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Tramandaí e Torres passam a abrir também aos sábados pela manhã.

Letícia Jardim

Comentários

Comentários