Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirma morte de Gripe A em Maquiné

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou, nesta quarta-feira (20), que foram notificados mais 11 casos de Gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul, tendo dois deles evoluído para óbito: uma mulher, de 44 anos, moradora de Guarani das Missões e uma jovem, de 18 anos, do município de Maquiné. Agora são, no total, 26 casos notificados, com cinco mortes contabilizadas em 2012.

As principais ações de enfrentamento à doença são: a manutenção de medidas preventivas e o tratamento com antiviral Oseltamivir (Tamiflu), disponível na rede publica de saúde de todo o Estado para casos suspeitos de influenza, internados ou ambulatoriais, de acordo com orientação médica.

Nesta quarta-feira, até às 17h30 min, o Sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI) apresentava um total de 1.537.540 pessoas vacinadas, integrantes dos grupos prioritários, o que representa 80,14% de cobertura, atingindo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A orientação da Secretaria Estadual da Saúde aos municípios que ainda não atingiram a meta de 80% é que mantenham a vacinação dos grupos prioritários, mesmo que a campanha tenha sido encerrada oficialmente no último dia 13 de junho.

Medidas de prevenção:
– Higienizar as mãos com frequência;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
– Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes
com aglomeração;
– Ventilar os ambientes.

Comentários

Comentários