Cerca de 300 cabeças de gado morreram em 2010 no Caraá
“Não temos dúvidas em afirmar que cerca de 300 cabeças de gado foram perdidas durante o ano, causando um grande prejuízo aos pecuaristas”, afirma o Secretário Municipal da Agricultura.
Telmo José Machado afirma que a doença começou a se manifestar em março deste ano sendo que em apenas uma semana prefeitura contabilizou a morte de 30 animais.
As regiões mais atingidas são Bocó, Pedra Branca e Morro Agudo. Famílias que tinham oito cabeças de gado, perderam todas.
Um dos criadores, João Abruzzi, de Alto Caraá, vacinou seus animais, mas mesmo assim, três morreram.
A Inspetoria Veterinária efetuou a eliminação dos morcegos (causadores da raiva bovina), mas mesmo com a técnica utilizada, a doença se alastrou.
“Pedimos aos criadores que ao constatarem esconderijos suspeitos de morcegos, que nos avisem para que as medidas possam ser tomadas em seguida pela Inspetoria”, salientou Telmo.
A necessidade de vacina permanente dos animais é salientada como muito importante pelo secretário lembrando que esta é a época de vacinação contra a raiva e o carbúnculo, outra doença que, se não deixa o animal sem condições de locomoção, mata-o na hora.