China bloqueia acesso ao website do New York Times

O jornal norte-americano New York Times informou que o acesso ao seu website foi bloqueado na China. Nesta semana, o governo chinês defendeu seu direito de censurar qualquer conteúdo online que considere ilegal.

Em Pequim, Xangai e Cantão, os usuários da internet receberam uma mensagem de que o site não estava mais disponível ao tentarem se conectar na manhã de sábado, de acordo com o NYT. Desde quinta-feira, alguns usuários já haviam relatado acesso negado.

No começo da semana, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Liu Jianchao, defendeu o direito de censura da China em websites considerados ilegais pelo governo. Segundo ele, outros países também controlam o uso da internet.

A China concentra o maior número de usuários de internet do mundo, de mais de 250 milhões, mas também montou um sofisticado sistema de policiamento dos websites e costuma bloquear websites que defendem a independência do Tibet ou do Dalai Lama.

Nenhum representante do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, responsável pela regulamentação da Internet, foi encontrado para comentar a notícia. Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores disse não tratar de assuntos relacionados a websites.

Comentários

Comentários