Chuva ganhará força nas próximas horas no RS

O Rio Grande do Sul enfrenta mais um desafio com a intensificação das chuvas, que ameaçam agravar as inundações já em curso em diversas regiões, principalmente nos vales.

Vero Internet

A MetSul Meteorologia alerta para o aumento do nível dos rios, como o Taquari e o Caí, devido aos altos volumes de precipitação registrados nos últimos dias.

Níveis dos Rios em Ascensão

O Rio Taquari, em Estrela, atingiu 22,89 metros na manhã desta segunda-feira (17) e segue subindo gradativamente, com tendência de se manter elevado ao longo do dia e da noite.

Apesar de ainda distante dos 33 metros registrados em maio, a vazão afluente na usina Castro do Alves, no Rio das Antas, atingiu um pico de 6.974 metros cúbicos por segundo na madrugada, evidenciando o grande volume de água que desce da Serra.

Psicólogo Regis Soster

No Rio Caí, a medição em São Sebastião do Caí indicava 14,64 metros no mesmo período, com elevação mais lenta e sinalizando possível estabilização.

No entanto, a preocupação reside na previsão de novas chuvas para o estado, com intensificação esperada para a Metade Norte, onde se localizam as nascentes dos rios Jacuí, Taquari e Caí.

Massagem
Chuva ganhará força nas próximas horas no RS

Novos Temporais Ameaçam o Norte do Estado

Modelos numéricos indicam que áreas do Oeste e Meio-Oeste catarinense receberão chuvas fortes a muito fortes entre a tarde de hoje e o início da terça-feira (18), com risco de alagamentos e inundações repentinas.

As regiões mais propensas a esses eventos são o Noroeste, o Médio e Alto Uruguai, o Alto Jacuí, o Planalto Médio, a Serra (especialmente nas cidades mais ao norte) e os Campos de Cima da Serra.

Mapas de Precipitação Indicam Altos Volumes

Conforme projeções do Centro Meteorológico Europeu, altos volumes de chuva são esperados em curto período para áreas mais ao norte do Rio Grande do Sul entre a tarde de hoje e o início da terça-feira, concentrando-se nas bacias que já enfrentam cheias.

Disco Mania

Modelos WRF indicam que a chuva se deslocará para o centro do estado e a Grande Porto Alegre a partir da noite de hoje, com os maiores volumes ainda concentrados no norte.

Precipitação Excessiva nas Últimas 48 Horas

Os acumulados de chuva nas últimas 48 horas foram expressivos no Rio Grande do Sul, com registros entre 100 mm e 200 mm em grande parte da Metade Norte, especialmente em uma faixa entre o Alto Jacuí, a Serra e o Litoral Norte.

Entre as cidades mais afetadas estão Cambará do Sul (288 mm), Caxias do Sul (235 mm), Morrinhos do Sul (232 mm), Serafina Corrêa (218 mm) e Torres (217 mm).

Registre sua marca

Dados da Serra Revelam Precipitação Extrema

Nas áreas da Serra, onde se encontram as nascentes dos rios Taquari e Caí, a chuva dos últimos dois dias, concentrada principalmente no domingo (16), atingiu entre 100% e 200% da média histórica para todo o mês.

O mesmo se observa em pontos mais ao norte do Litoral.

Mais Chuvas nos Próximos Dias

A instabilidade deve persistir no Rio Grande do Sul nos próximos dias, com a frente semi-estacionária se mantendo sobre o estado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários