Chuvarada que atingirá o Litoral trará repique de cheia nos Rios Gravataí e Sinos

Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

A Grande Porto Alegre está sob nova ameaça: a MetSul Meteorologia alerta para um alto risco de repique da cheia nos Rios Gravataí e Sinos a partir da próxima segunda-feira (13).

Hoffmeister Assistência Funeral

As fortes chuvas previstas para o fim de semana devem elevar novamente os níveis dos rios, que já sofreram com cheias nas últimas semanas.

Chuvas Intensas Trazem Novo Perigo para a Região

Apesar da leve baixa dos rios no momento, a situação deve mudar rapidamente. As bacias dos rios Gravataí e Sinos receberão volumes expressivos de precipitação entre sexta-feira (10) e segunda-feira (13), com destaque para:

Feira dos Retalhos

  • Sábado: Chuvas a qualquer hora do dia, intensificando-se entre a tarde e a noite. Precipitação moderada a forte com trovoadas, podendo ser torrencial em algumas localidades.
  • Domingo: Dia muito chuvoso, com pancadas moderadas a fortes com trovoadas e novos períodos de chuva torrencial.
  • Segunda-feira: Chuva ou garoa ao longo do dia, com volumes menores e possibilidade de aberturas no tempo.
Massagem
Chuvarada que atingirá o Litoral trará repique de cheia nos Rios Gravataí e Sinos

Áreas de Maior Risco Concentram Grande Volume de Chuva

O mapa de projeção de chuva da MetSul, elaborado com base no modelo WRF e inicializado com dados do modelo europeu, indica que os maiores acumulados de chuva se concentrarão entre a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e o Sul da Serra, com valores entre 100 e 200 mm.

É nessas regiões que se encontram as nascentes dos rios Gravataí e dos Sinos, nas áreas de Caraá e São Antônio da Patrulha, por exemplo.

Xis do Jô

O alto volume de chuvas, somado ao fato de que os rios ainda estão em níveis elevados e o Guaíba também apresenta cota alta, configura um cenário de alto risco para inundações.

Áreas com Maior Risco:

  • Bacia do Sinos: Taquara, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Portão, Cachoeirinha e Alvorada.
  • Bacia do Gravataí: Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, o Norte de Porto Alegre e Alvorada (Arroio Feijó).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários