Chuvas tendem a diminuir a partir da tarde desta quarta-feira

No município de Esteio a situação é mais crítica - Foto: Rafael Guaragni
No município de Esteio a situação é mais crítica – Foto: Rafael Guaragni

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil divulgou nesta manhã de quarta-feira (15) o boletim que atualiza a situação das áreas atingidas pelas chuvas que ocorrem no Rio Grande do Sul desde a madrugada de segunda-feira (13).

As chuvas tendem a diminuir na tarde desta quarta-feira (15) nas regiões Nordeste, Serra e Litoral Norte do estado (fonte: INMET). No município de Esteio, onde, no momento, a situação é mais crítica, foram entregues agasalhos e alimentos não perecíveis para os abrigos municipais. A mesma distribuição deve ocorrer nos demais municípios atingidos.

As prefeituras de Esteio, Rolante e Riozinho informaram que vão decretar situação de emergência.

As principais cidades atingidas são Esteio, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul, Riozinho e Rolante, e a Defesa Civil Estadual monitora a situação dos rios Uruguai, Caí e Sinos. Os pontos de concentração dos esforços são as regiões do Vale do Caí, Sinos e as regiões Norte e Fronteira Oeste, banhadas pelo rio Uruguai.

A previsão de aumento da vazão do rio Uruguai acarreta uma preocupação extra com os municípios de Iraí, São Borja, Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí. Da mesma forma, no Rio dos Sinos, os municípios que devem receber grande vazão de água são Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Parobé. O rio Caí tem previsão de aumento do nível das águas em Montenegro e São Sebastião do Caí, fato que já está ocorrendo.

A Defesa Civil segue em estado de alerta, com o monitoramento de suas coordenadorias regionais em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária aos órgãos de segurança das localidades atingidas. Qualquer informação ou pedido de auxilio podem nos ser encaminhados pelo telefone 199.

Cidades afetadas:

37

Pessoas atingidas:

3.412

Pessoas em abrigos

684

Comentários

Comentários