Homem é condenado por submeter idoso a condições análogas à de escravo no Litoral do RS

A 1ª Vara Federal de Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul,  condenou o administrador de uma cabanha em Santa Vitória do Palmar (RS) por submeter um homem de 71 anos à condição análoga à de escravo.

INB Telecom

A vítima vivia em habitação precária, trabalhava sem folgas e não recebia pagamento há mais de uma década.

Em junho de 2022, durante uma ação de fiscalização, foi constatado que o trabalhador atuava como caseiro e “faz tudo”, sem carteira assinada ou salário.

Feira dos Retalhos

O administrador teria prometido inicialmente um salário de R$ 400,00, que parou de ser pago após dois anos, mesmo com o trabalhador executando suas atividades diariamente, sem direito a repouso e férias.

Além disso, o acusado teria impedido o contato da vítima com familiares e negado seu pedido para deixar a propriedade rural.

O homem vivia em uma instalação precária, sem água, banheiro e móveis, e chegou a passar mais de 10 dias sem realizar sua higiene pessoal, tendo que fazer suas necessidades fisiológicas em um balde.

Massagem
Cosmos Uniformes

Alimentos contaminados por vermes foram encontrados em sua habitação.

O administrador foi condenado a três anos e cinco meses de reclusão, substituídos por prestação de serviços à comunidade ou entidade pública, além de pagamento de 92 dias-multa. Cabe recurso ao TRF4.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários