11056841_777175225699216_370552222_nA MetSul Meteorologia adverte que um ciclone de características atípicas para a climatologia regional deve atuar na costa do Sul do Brasil ao longo desta semana, trazendo riscos tanto na zona marítima como no continente. Uma vez formado, este ciclone será batizado como Cari (“homem branco” na língua tupi-guarani), o próximo nome constante da lista oficial da Meteorologia da Marinha do Brasil para a designação de ciclones anômalos após a tempestade subtropical Bapo de fevereiro.

Este ciclone tende a ser maior e mais intenso que Bapo, oferecendo maiores riscos à área continental.

Deve ser o quarto sistema atípico a ser nominado junto à costa brasileira desde 2010 e o segundo somente neste ano, o que é muito incomum.

A esmagadora maioria das simulações computadorizadas segue projetando que o centro do ciclone se manterá sobre o oceano, em média entre cerca de 200 e 400 quilômetros da faixa costeira, conforme o modelo analisado.

No Litoral Norte, os maiores riscos de chuva extrema são em Torres, Terra de Areia, Maquiné, Três Cachoeiras e Arroio do Sal.

A Metsul recomenda enorme atenção ao se dirigir na BR-101 e na Estrada do Mar no período porque podem ocorrer alagamentos e até queda de barreiras.

Metsul

Comentários

Comentários