Geral

Ciclone extratropical causa estragos em Cidreira

O ciclone extratropical que atingiu o Estado no último fim de semana, trouxe muitos prejuízos para o município de Cidreira.

Ventos de 115 km/h destelharam várias casas, arrancaram postes de iluminação, arrebentaram fios de telefone, e milhares de pessoas ficaram sem luz elétrica por mais de 24 horas.

Em relação à administração municipal, setores como a secretaria de obras e de educação passaram a manhã fazendo levantamentos dos estragos.

Muitas casas da comunidade e do comércio foram destelhadas, mas a situação mais crítica foi na rede municipal de educação. Praticamente todos os prédios escolares tiveram danos de pequena, média e grande monta.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias, a maior escola de rede, as aulas foram suspensas nesta segunda feira. O vento destelhou a parte do segundo andar, arremessando as telhas quebradas por sobre o telhado do primeiro piso, e a chuva alagou todas as salas de aula.

A secretária municipal de Educação esteve durante toda a manhã inspecionando os prédios municipais, acompanhada de um engenheiro da secretaria do planejamento, para orçar os custos para reforma das escolas.

Segundo Mercedes Giroletti de Paula, um relatório dos estragos com um levantamento completo das necessidades para os reparos será entregue nesta terça feira pela manhã ao prefeito, para que sejam providenciadas as reformas, evitando desta maneira que os alunos de rede municipal fiquem sem aula por tempo indeterminado.

Na secretaria de obras, muitos moradores estiveram nesta segunda feira solicitando telhas, madeiras, pregos e parafusos para telhas de amianto. Estas pessoas estão sendo encaminhadas para a secretaria da Ação social, que está relacionando os pedidos para encaminhar ao prefeito municipal.

Vários setores do prédio da prefeitura municipal, que foi muito atingida, estão com problemas nos equipamentos de informática, tais quais: CPUs, impressoras,  telefones,  xerox e instalações elétricas em geral.

O Auditório Municipal foi muito atingido com o destelhamento da ala lateral do prédio, e a água atingiu os dois auditórios: o grande e o mini-auditório. A sala da Banda Municipal também está com água escorrendo pelas paredes, o que só será sanado com o conserto do telhado do prédio da prefeitura municipal.

Comentários

Comentários