Foto arquivo: Imagem de satélite de ciclone extratropical.
Geral

Ciclone intenso se forma sobre o RS e não sobre o mar: veja o que esperar nas próximas horas

O ciclone que se forma hoje terá um diferencial em relação à maioria dos ciclones que afetam o estado.

De acordo com a MetSul, vai se formar sobre o Rio Grande do Sul, e não sobre o mar, o que vai trazer vento forte entre hoje e amanhã em muito mais cidades que o habitual em circulação ciclônica.

Em Porto Alegre e Litoral, o período mais crítico para a chuva será hoje e as primeiras horas da quinta, embora possa chover até parte da sexta.

Já o período pior de vento é projetado para esta quinta, entre a madrugada e o começo ou meio da tarde.

Depois, o vento diminui bastante. Hoje à noite, chove em quase todo o Rio Grande do Sul e forte a torrencialmente em muitos locais.

A chuva mais volumosa se concentra no Centro, Sul e o Leste do estado, logo Porto Alegre seguirá com tempo chuvoso e um alto risco de precipitações por vezes moderadas a fortes com pancadas isoladamente torrenciais. Alagamentos são altamente prováveis.

No fim do dia, uma frente fria se organiza e avança com chuva localmente forte e risco de tempestades isoladas fortes com potencial para fenômenos severos isolados de vento pelo Noroeste e o Norte gaúcho, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense e o Oeste do Paraná.

Haverá hoje à noite vento moderado a forte na maioria das regiões gaúchas com rajadas por vezes intensas na costa, em especial entre Rio Grande e o Sul do Litoral Norte.

Vento muito forte ainda em pontos isolados do Norte do estado e da Campanha.

O fato de o centro do ciclone estar sobre Porto Alegre na noite de hoje não significa que o pior do ciclone em termos de vento estará ocorrendo na capital.

Não se deve confundir com furacão e olho em que há calmaria no centro da tempestade porque se trata de um ciclone extratropical e seu junto ao seu centro chove e venta na maioria dos casos.

Os ventos mais intensos ocorrem ao redor do centro de baixa pressão fechada. Por isso, quando o ciclone estiver com seu centro na área de Porto Alegre nesta noite o vento mais intenso deve estar ocorrendo não sobre a capital, mas sobre o mar, no Sul gaúcho, em parte do Oeste e pontos do Norte.

Já amanhã, com o ciclone na costa, o centro de circulação de vento mais intenso vai alcançar Porto Alegre entre a madrugada e de manhã nesta quinta.

Por isso, projeta-se o vento mais intenso na capital com rajadas em média de 70 km/h a 90 km/h e em alguns pontos superiores na primeira metade da quinta com alto risco de quedas de árvores e falta de luz em vários pontos.

Do meio da tarde para a noite de quinta, o vento diminui gradualmente em Porto Alegre com rajadas fortes mais esporádicas.

Cidades do RS registram chuva forte e queda de granizo

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários