Ciclone na Argentina trará nova frente fria no Sul: chuva intensa e temporais

Foto arquivo: Imagem de satélite de ciclone extratropical.

A MetSul Meteorologia adverte que uma frente fria está se deslocando pelo Sul do Brasil entre esta terça-feira e o início da quarta-feira, trazendo consigo chuva generalizada e, em alguns locais, chuva forte a intensa, acompanhada de raios e ocasionais temporais localizados com rajadas de vento.

Hoffmeister Assistência Funeral

Embora associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina, o ciclone estará distante do Sul do Brasil.

No entanto, o sistema frontal dará continuidade a dias seguidos de instabilidade, responsáveis por volumes de chuva no Rio Grande do Sul acima de 150 mm em algumas cidades e superiores a 400 mm em setores do Leste catarinense.

É importante esclarecer que este sistema frontal não deverá causar um cenário semelhante ao do dia 21 de março, quando uma frente fria avançou pelo Sul do Brasil com vendavais generalizados e rajadas de vento de 100 km/h a 140 km/h, causando grande impacto no setor elétrico.

Portela Serviços Funerários

A principal consequência desta frente fria será a chuva generalizada, com risco de chuva moderada a forte e elevados volumes localizados em curto período, o que pode resultar em alagamentos.

Entretanto, não é esperado que ocorram chuvas fortes em todas as cidades.

O risco de tempo severo no deslocamento desta frente não será alto como em eventos recentes, mas não se pode descartar a ocorrência de alguns temporais isolados com raios, ventos fortes e ocasional queda de granizo.

Livros Cristãos
Cosmos Uniformes

A previsão é que a máxima atividade frontal no Sul do Brasil ocorra mais a Oeste da região, onde será maior o risco de chuva forte e temporais isolados.

No Rio Grande do Sul, a instabilidade mais forte deve ocorrer no Noroeste, Oeste, Centro e Campanha, embora não se afaste a possibilidade de chuva forte e ocasionais temporais em outras regiões.

A frente fria já está provocando chuva forte na noite desta segunda-feira no Nordeste argentino e no Oeste do Rio Grande do Sul.

Xis do Jô

Durante a terça-feira, o sistema frontal se deslocará de Oeste para Leste, atingindo todo o Rio Grande do Sul, a maioria das áreas de Santa Catarina e parte do Paraná.

A frente ainda provocará chuva em pontos de Santa Catarina e do Paraná na quarta-feira, especialmente no início do dia.

No entanto, no Rio Grande do Sul, o tempo se firmará com a entrada de uma massa de ar seco e mais ameno. Aliás, a melhora do tempo já começará pelo Oeste gaúcho ainda nesta terça-feira.

Registre sua marca

A massa de ar seco associada a um centro de alta pressão na sequência da frente fria garantirá uma segunda metade da semana com predomínio do sol e tempo aberto.

A atmosfera mais amena, o perfil seco e a escassa nebulosidade favorecerão noites bastante amenas na maioria dos municípios, com possibilidade de frio em localidades de maior altitude e regiões serranas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários