Cidade gaúcha registra sensação térmica de -22,8°C

Frio

O frio registrado pelos termômetros no início desta terça-feira (29) no Rio Grande do Sul foi ainda mais intenso para quem sentiu na prática.

Em Cambará do Sul, por exemplo, a sensação térmica chegou a -22,8°C por volta das 8h30min, quando a temperatura era de -0,6°C, de acordo com a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A sensação térmica é um índice criado para representar como uma pessoa sente a temperatura na prática.

Esse número pode ser calculado tanto no verão quanto no inverno, levando em conta dois principais fatores: a umidade do ar e o vento.

A massa de ar frio, a grande quantidade de umidade e a ventania foram determinantes para este resultado.

Sensação térmica

Sensação térmica ou temperatura aparente é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, e que pode diferir da temperatura real.

Tal se deve a condicionantes climatéricos que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar: como são a umidade, a densidade e a velocidade do vento.

A pele, o nosso maior órgão, recebe as sensações que identificamos, como a dor, pressão, frio e calor (estas duas chamadas “sensações térmicas”).

Como exemplo, damos o vento de ar quente, que, ao bater-nos na pele parece-nos frio (devido à velocidade dele, e umidade do ar ou da pele); este ar aquecerá o espaço onde tenha entrado, contudo, enquanto é vento (enquanto tem movimento), poderá até parecer-nos frio aos sentido – ao parar deixa-nos perceber com maior realismo a sua temperatura mais elevada.

Após um banho, é normal que se sinta um pouco de frio.

A evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que há sensação de frio quando molhado. Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere à pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso ocorre a sensação de frio.

Mais frio ainda é sentindo quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento da temperatura corporal.

Para quem vive num clima quente, ou onde há estações quentes, o conceito de sensação térmica associada ao vento pode parecer de pouca importância, embora também aí se saiba que a brisa e o vento dão a sensação térmica de refrescamento (como já foi dito).

Porém, em países mais frios, ou épocas frias, o abaixamento de temperatura causado por ventos fortes pode ser mais evidente e provocar diversos problemas sérios a um corpo pouco protegido, como por exemplo a hipotermia.

O termo sensação térmica foi popularizado após a Segunda Guerra Mundial, quando as tropas alemãs fracassaram numa tentativa de invasão à Rússia durante o seu inverno rigoroso.

Foi a partir daí que o exército americano criou um índice de avaliação da sensação térmica relacionado à velocidade do vento. Esse índice popularizou-se e passou a ser divulgado juntamente com as temperaturas.

Comentários

Comentários